Evento no município de Carpina visa mobilizar lideranças sindicais rurais em torno da prática ilegal nas suas respectivas bases
Recife, 15/12/2008 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Pernambuco (SRTE/PE), em parceria com os integrantes do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil do estado, realiza nesta segunda e terça-feiras (15 e 16) a oficina: 'Trabalho Infantil no meio rural'.
O evento terá início às 8h30 e prossegue até as 17h, no Centro de Treinamento da Federação dos Trabalhadores Rurais de Pernambuco (FETAPE), em Carpina. O encontro faz parte do processo de construção do Plano Plurianual de Combate ao Trabalho Infantil no estado e do planejamento da fiscalização da SRTE/PE.
O objetivo é construir consensos e compromissos com as lideranças sindicais dos trabalhadores rurais em defesa dos direitos da criança e do adolescente do campo. "A nossa idéia é mobilizar as lideranças sindicais dos pólos rurais para que discutam na sua base as ocorrências do trabalho infantil no meio rural", explica a auditora fiscal e coordenadora das Ações de Combate ao Trabalho Infantil da superintendência.
Durante a Oficina será apresentado o 'Diagnóstico do trabalho infantil no Estado e a pesquisa Trabalho e Educação no Campo em Pernambuco'. Após as palestras, o público será dividido em subgrupos, a fim de discutir quais os desafios para a efetivação dos diretos das crianças do campo e como superar os problemas identificados. Ao final das discussões será elaborado um relatório com a síntese do encontro, a fim de, servir de subsídio para as ações da Fetape sobre o tema e a construção de políticas públicas voltadas para a infância no campo.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Mostra de Domicílios (PNAD), deste ano, foram encontrados trabalhando 129.640 (63,24%) crianças, entre 10 e 14 anos em atividades rurais, prejudicando assim a sua participação nas tarefas escolares e o seu desenvolvimento físico e mental.
Assessoria de Imprensa SRTE/PE