Ministro Carlos Lupi condecora o maior arquiteto da atualidade por sua dedicação à promoção dos direitos trabalhistas
Foto: Fábio Borges
Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas
Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, condecorou
o arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer
Rio de Janeiro, 16/03/2009 - O Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, condecorou nesta segunda-feira (16) o arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer com a medalha Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas. A honraria concedida pela Presidência da República homenageia os brasileiros e brasileiras que se destacaram na promoção dos direitos trabalhistas.
O ministro lembrou que a paixão pela política e a defesa dos trabalhadores marcaram a vida e as obras de Niemeyer, que desenhou alguns dos prédios públicos mais importantes do país. Lupi também elogiou a coerência que marcou a trajetória daquele que é considerado o maior arquiteto da atualidade.
"Este é um singelo ato de reconhecimento a um homem que, aos 102 anos, continua trabalhando com vigor e inspirando a todos", elogiou Lupi ao entregar a medalha no grau grã-cruz, o mais alto da Ordem.
Ao receber a condecoração, o mestre das linhas curvas afirmou que o país vive um momento único de conquistas para a classe trabalhadora. "O presidente Lula está fazendo um excelente trabalho e tem o reconhecimento de todos os trabalhadores. Fico feliz em poder presenciar esse momento único de nossa história", disse Niemeyer.
Ordem do Mérito do Trabalho - Instituída em 1965, a homenagem possui cinco diferentes graus: grã-cruz, grande oficial, comendador, oficial e cavaleiro. Em 2007, um decreto do presidente Lula alterou o nome da condecoração, que passou a homenagear o ex-presidente Getúlio Vargas.
Niemeyer - Os anos de 1935 e 1940 foram pontuais na vida do jovem Oscar. Encontros ocorridos nestas datas foram decisivos para tornar o seu nome conhecido e reconhecido em todo mundo. No primeiro, ele começou a trabalhar no escritório de Lúcio Costa. No seguinte, conheceu o então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, que o convidou a projetar o Conjunto da Pampulha. E foi com esses dois personagens da história do Brasil que Oscar fez a sua maior e mais famosa obra: a cidade de Brasília.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br