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Em SC, MTE debate aprimoramento do atendimento

Evento da Ouvidoria estimula excelência nos serviços prestados ao cidadão e apresenta ações de modernização, como Alô Trabalho 158 e Sistema de Atendimento Agendado (SAA)

Florianópolis 18/09/2015 - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) encerrou nesta quinta-feira (17), em Bombinhas (SC), o Encontro Nacional dos Representantes da Ouvidoria, que reuniu, aproximadamente, 70 servidores das 27 Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTEs) com a finalidade de proporcionar integração e capacitação dos colaboradores. Durante três dias de programação, o Encontro abordou temas como a importância das ouvidorias, Lei de Acesso à Informação, planejamento estratégico e ferramentas de atendimento ao cidadão, ações de modernização, como o Sistema de Atendimento Agendado (SAA), entre outros.

Segundo o Ouvidor-Geral do MTE, Edson Luis Gonçalves, o evento reforçou o desejo de ampliação e aperfeiçoamento do padrão de qualidade no atendimento ao cidadão. “Esse encontro dos representantes do SIC (Serviço de Informações ao Cidadão), do MTE, é oportuno e necessário. O setor incluiu novos processos, entre eles, a reinauguração do Alô Trabalho, na busca da excelência”, explicou Edson Gonçalves, acrescentando que a orientação é o “fornecimento de respostas precisas e claras, em espaço de tempo otimizado”.

 

Edson Luis acredita que essa iniciativa trouxe resultados efetivos. “Queremos que todos os servidores estejam alinhados com as políticas de atendimento ao cidadão, de forma que a sociedade seja a grande beneficiada, com respostas adequadas e compatíveis. Além disso, alcançaremos um novo patamar no serviço disponibilizado a partir de ganhos reais de qualidade e produtividade”, valorizou o ouvidor-geral do MTE.

 

O Ouvidor-Adjunto da Controladoria-Geral da União (CGU), Gilberto Waller, enfatizou a relevância do evento, destacando que a Ouvidoria-Geral do MTE é um “instrumento importante da sociedade, do cidadão e da gestão pública”. Walter também destacou a atuação do Ministério na aplicação da Lei de Acesso à Informação.

 

O superintendente regional do Trabalho e Emprego em Santa Catarina, Douglas Fernando de Mello, afirmou que “o propósito do MTE é alcançar a excelência em todas as unidades de atendimento”. Também participaram do evento o assessor especial de controle interno do MTE, Cláudio Torquato da Silva, e a controladora do município de Bombinhas, Luísa Callegaro Cola.

 

Transparência - A Ouvidoria do MTE é um canal direto de comunicação com a população acessível por meio da Central de Atendimento Alô Trabalho 158 ou pelo formulário eletrônico disponível no Portal (www.mte.gov.br). Neles, o cidadão consegue fazer reclamações, sugestões, críticas, elogios e denúncias referentes a procedimentos e ações de agentes diretamente ligados ou subordinados ao Ministério.

 

Com a contribuição desse setor, o MTE garante a proteção do trabalhador contra a violação de direitos, contra erros, negligências, abuso de poder ou má administração do serviço público. Assim, a instituição reforça seu propósito de melhorar a gestão interna, com mais transparência e modernidade operacional.

 

 

 

 

Assessoria de Imprensa/MTE

(61) 2031 6537 – acs@mte.gov.br

 

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