Pernambuco, 23/09/2009 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco (SRTE/PE) realizou na última quinta (17) mais uma palestra sobre Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho. Participaram representantes de escolas, faculdades e centros de educação. O evento atendeu a uma solicitação do Sindicato dos Trabalhadores nos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (SINTEEPE).
O objetivo foi conscientizar os gestores de educação sobre o tema e capacitá-los para identificar o que é o assédio e como combatê-lo no ambiente de trabalho. Vinte e oito dirigentes de escolas e faculdades de Recife e Olinda, além de diretores do SINTEEPE, estiveram presentes no Auditório Gentil Mendonça, na sede da SRTE/PE.
A palestra abordou as principais diferenças entre assédio moral e sexual, suas modalidades e consequências, locais de maior ocorrência e a importância da identificação prévia do problema. Ela foi ministrada pelo coordenador da Comissão Regional de Igualdade de Oportunidade da SRTE/PE, Fernando Sampaio.
"Qualquer lugar onde haja um superior e um subordinado é propício para que o assédio moral aconteça", afirmou Fernando. Ele lembrou que as principais denúncias registradas pela Comissão são nos condomínios. "Os próprios moradores e, principalmente os síndicos, fazem os funcionários passarem por situações constrangedoras no exercício do trabalho", disse o coordenador, acrescentando que com as palestras o problema vem se reduzindo.
A próxima palestra será no dia 21 de outubro, das 13h30 às 17h. Ela será direcionada aos dirigentes das entidades sindicais dos trabalhadores, no auditório da SRTE/PE.
Assessoria de Imprensa SRTE/PE