Embaixador afirma interesse do país caribenho em estudar os programas desenvolvidos pelo Brasil na área de segurança e saúde do trabalhador
Foto: Renato Alves
Ministro Carlos Lupi durante audiencia com Juan Bosco Bernal,
embaixador do Panama.
Brasília, 21/02/2008 - O embaixador do Panamá, Juan Bosco Bernal, apresentou nesta quinta-feira (21) ao ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, uma proposta de seu governo para a assinatura de um convênio na área de segurança e saúde no Trabalho, voltado especialmente para atender o segmento da construção civil.
Segundo Bernal, o Panamá quer aproveitar a experiência do ministério brasileiro no desenvolvimento de programas de fiscalização e prevenção de acidentes para o setor, um dos que mais cresce naquele país.
O ministro Carlos Lupi afirmou total interesse em colaborar com a delegação estrangeira, destacando as atividades da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) na área de pesquisa, assim como a atuação da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do ministério nas operações de fiscalização.
Lupi também citou o convênio que assinou no final do ano passado com o Inmetro, que passará a certificar a qualidade aos equipamentos de segurança no trabalho. "Esta medida vai garantir a produção de equipamentos de qualidade e também vai acelerar o trabalho da fiscalização", ressaltou.
Acompanhado pelo ministro conselheiro panamenho Rolando Barrow, o embaixador agradeceu o interesse do ministro e disse que irá formalizar o pedido do governo do Panamá na próxima semana.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/6540 acs@mte.gov.br