Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Parabéns ao Museólogo pelo seu dia

Em meio a traços, cores e expressões, profissionais comemoram o dia de hoje. Existem aproximadamente 334 museólogos no Brasil, segundo a Relação Anual de Informações Sociais (Rais)

Brasília, 18/12/2008 - Visitar um museu nesta quinta-feira é uma boa dica para quem quer chegar próximo ao final da semana em contato com outro mundo, tempo e cultura. Tanto faz se a viagem começar com traços e rabiscos e acabar em cores, formas e expressões.  O importante é a fruição. Mas se fizer isso, aproveite também para cumprimentar aquele que organiza e cuida do museu: o museólogo. 

Graças a um Decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 31 de maio de 2004, os museólogos passaram a ter um dia próprio para comemoração: 18 de dezembro. Já a Semana dos Museus, instituída pelo mesmo Decreto, foi marcada para a primeira semana de maio. 

Hoje existem aproximadamente 334 museólogos no Brasil, segundo a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego.  São profissionais contratados sobre o regime celetista - carteira assinada - com média salarial em torno de R$ 2,6 mil. 

Ainda que o número de profissionais pareça pequeno para atender os cerca de 2.500 museus brasileiros - e com visitas estimadas em 20 milhões de pessoas por ano, segundo o Ministério da Cultura - atuar em meio a quadros, objetos e relíquias parece gratificante. 

Isso porque o trabalho do museólogo não está restrito somente à organização de acervos públicos ou privados. Este profissional está apto a criar, por exemplo, projetos de museus e exposições, bem como participar da política de criação e implantação de instituições arquivísticas.  

Política Nacional de Museus - Com cinco anos completados em maio deste ano, a Política Nacional de Museus - do Ministério da Cultura - vem implementando um conjunto de ações para que as instituições museológicas brasileiras se desenvolvam, ganhando mais atenção do Governo Federal e da sociedade. 

Tendo por base parcerias com estados, municípios e sociedade civil, a PNM tem a dimensão de movimento cultural, de caráter inclusivo e participativo. 

Somente no ano passado, os investimentos no setor chegaram a R$ 140 milhões. 

Museólogo - Pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do MTE, são os profissionais que organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação e conservam acervos. 

Também preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas. 

Formação e experiência - As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação. 

Sugestões de visitação:

- Brasilia
Museu Vivo da Memória Candanga
www.sc.df.gov.br
Museu
de Valores do Banco Central do Brasil (MVBCB)
www.bcb.gov.br/?MUSEU

- São Paulo
Museu de Arte de São Paulo (MASP)
http://masp.uol.com.br/


- Rio de Janeiro
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
www.mamrio.org.br

 

Maiores informações:
http://www.museus.gov.br
http://www.museus.gov.br/cnm_estatistica.htm

 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/2430 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas