Intuito é aperfeiçoar as ações fiscais e a preservação dos direitos sociais, legais e morais dos trabalhadores que atuam no plantio, extração, transformação e transporte da cana-de-açúcar
Curitiba, 26/06/2008 - O setor sucroalcooleiro vai ganhar um foro para discussão de questões trabalhistas no Paraná. Com o intuito de aperfeiçoar as ações fiscais e a preservação dos direitos sociais, legais e morais dos trabalhadores que atuam no plantio, extração, transformação e transporte da cana-de-açúcar está em andamento a criação da 'Câmara Técnica do Setor de Produção Sucroalcooleiro', na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná. A proposta partiu do superintendente João Graça, durante audiência pública que debateu a questão em 9 de junho.
A Câmara tem por objetivo regular e discutir problemas trabalhistas enfrentados pela categoria e será composta por um representante da Superintendência, um representante do Ministério Público do Trabalho (MPT) e, de forma igualitária, representantes de cinco entidades sindicais patronais e laborais. Outras entidades também poderão participar do foro de discussão desde que o ingresso das mesmas seja aprovado, por unanimidade, pelos componentes.
As reuniões acontecerão na segunda terça-feira útil de cada mês, a partir das 9h, no auditório da SRTE/PR e o primeiro encontro já está definido para 8 de julho. Este primeiro debate ocorrerá, excepcionalmente, no auditório do Serviço Nacional da Indústria (Senac) e terá a participação de auditores fiscais do trabalho.
Audiência pública - Entre os presentes à audiência de 9 de junho estava o procurador do Trabalho, Luecy Lino Lopes, e representantes da Secretaria do Trabalho e Promoção Social (SETP), da Federação das Indústrias no Estado do Paraná (Fiep), Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Paraná (Fetaep), Federação dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação do Estado do Paraná (FTIA), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) e Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná (Alcopar).
Assessoria de Imprensa SRTE/PR