Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Parceria entre Ministérios do Trabalho e Turismo vai capacitar trabalhadores  Notícia em formato Áudio.

Objetivo é atender regiões onde é grande o número de turistas, além de preparar profissionais para a Copa de 2014

Foto: Renato Alves

Ministro Carlos Lupi durante assinatura de convenio com ministerio do turismo.

Assinatura de convênio

Ministro Carlos Lupi durante encontro com

a ministra do Turismo, Marta Suplicy

 

Brasília, 12/02/2008 - Uma parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Ministério do Turismo vai proporcionar qualificação profissional para trabalhadores do setor de turismo. O protocolo de intenções foi assinado nesta terça-feira (12), na sede do MTE, em Brasília, pelos respectivos ministros das pastas: Carlos Lupi e Marta Suplicy.

O objetivo é atender as 65 regiões turísticas (onde estão incluídas todas as capitais brasileiras) que o Ministério do Turismo considera como prioridade do país, melhorando a qualidade de atendimento e do serviço prestado por estes profissionais. Dentre estes destinos turísticos, 18 pertencem às prováveis sedes da Copa do Mundo de 2014. Pelo termo firmado, serão qualificados profissionais de toda a cadeia turística, o que envolve ocupações como de taxista, cozinheiro, arrumadeira, copeira, recepcionista e guia de turismo, entre outras. O número de trabalhadores a serem atendidos será definido, de acordo com a demanda destas áreas. O projeto prevê ainda aulas de línguas estrangeiras, como inglês e espanhol.

"O setor de turismo tem todo tipo de profissional. E para receber um turista é preciso que se fale pelo menos o espanhol. Nós temos um déficit comparado a outros paises, mas nada que não possa suplantar para, por exemplo, chegarmos à Copa de 2014 com uma qualidade de serviço muito adequada", destacou Marta Suplicy.

O convênio vai proporcionar desde a capacitação de pessoas desempregadas, que poderão retornar ao mercado de trabalho, até jovens que estão em busca de colocação profissional.

O ministro Carlos Lupi lembrou que, desde que assumiu a pasta, a qualificação profissional tem sido prioridade no Ministério e ressaltou que vários convênios - tidos como estratégicos - já foram assinados. Dentre eles, o do Bolsa Família, para atender pessoas beneficiadas pelo programa, e, agora, o do turismo. "O que nós queremos é gerar emprego, e o setor do turismo tem potencial para isso. Se nós pudermos ter mais trabalhadores preparados para receber bem os nossos turistas, internos e externos, melhor para o trabalhador brasileiro que consegue emprego mais rápido e com bom salário. Além disso, o Brasil também ganha, pois passa a ter trabalhadores com carteira assinada", ressaltou Lupi.

Audiência - A partir da assinatura do termo de cooperação técnica, será iniciado um debate com a participação de todos os atores sociais envolvidos com a cadeia do turismo. A primeira audiência está prevista para março, onde serão apresentadas as propostas de qualificação para o setor em todo o Brasil, visando à elaboração de um Plano de Trabalho a ser conveniado com o MTE, para o desenvolvimento de um Plano Setorial de Qualificação para o setor do turismo.

FAT - Esta não é a primeira vez que o MTE faz parceria com o Ministério do Turismo. Em julho de 2007, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou duas medidas que beneficiaram diretamente o setor. Além da criação da linha de crédito FAT Turismo Sênior, no valor de R$ 50 milhões para incentivar aposentados a viajar pelo Brasil, principalmente na baixa temporada, as empresas do setor também foram incluídas no programa FAT Giro Setorial, uma linha de crédito especial concedida para apoiar empresas do setor exportador.

A linha de crédito FAT Turismo Sênior teve como objetivo complementar o programa Viaja Mais Brasil Melhor Idade, lançado no ano passado pelo Ministério do Turismo. Com ela, aposentados e pensionistas puderam obter nos empréstimos para a compra de pacotes turísticos.

 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203/3317-6540 - acs@mte.gov.br


Arquivos Relacionados:
Para ouvir esta notícia clique aqui - Audio Ícone: Arquivo Audio.





 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas