Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Parceria entre MTE e Caixa Econômica beneficiará jovens do Ceará

Projeto Piloto do programa Jovem Aprendiz voltado para o setor bancário será lançado no próximo dia 30, às 9h, em Fortaleza

Brasília, 27/03/2009 - Os jovens cearenses que desejam oportunidades de trabalho no setor bancário já podem comemorar. Será lançado na próxima segunda-feira (30), às 9h, o projeto piloto do programa Jovem Aprendiz que qualificará jovens de baixa renda em arcos ocupacionais voltados para a área. A parceria com a Caixa - que adotará a nova metodologia proposta pelo Ministério do Trabalho e Emprego - visa expandir o número de contratos com aprendizes acima de 18 anos.

Nesse primeiro momento, por meio do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), 30 adolescentes com idades entre 18 e 21 anos serão lotados nas agências de Fortaleza e participarão do primeiro arco específico, o qual reúne as ocupações de escriturário, contínuo, atendente de agência e caixa de banco.

O programa é uma das ações adotadas pelo MTE para estruturar a aprendizagem e alcançar a meta anunciada no fim do ano passado de qualificar e inserir 800 mil adolescentes no mercado de trabalho até 2010. Atualmente, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o país possui 140 mil aprendizes em atividade.

"Sabemos que os problemas da juventude acontecem em todo mundo, inclusive em países desenvolvidos, mas nós vamos criar todos os instrumentos possíveis para tornar a aprendizagem uma política efetiva de formação de mão-de-obra no Brasil, e um exemplo a ser seguido. Vamos atingir a meta de 800 mil jovens até 2010. Sabemos que essa é uma meta ousada, mas se todas as empresas cumprissem o estabelecido pela Lei ela já não seria tão ousada assim", destaca o secretário-executivo do MTE, André Figueiredo, que estará presente na solenidade de lançamento do programa.

Arcos ocupacionais - Como o objetivo desta metodologia é quebrar o paradigma da especialização do trabalhador em uma única ocupação, dentro de um mesmo arco o jovem entrará em contato com várias atividades, possibilitando, assim, a ampliação de seus conhecimentos para um melhor aproveitamento no mercado. Além disso, com a padronização dos cursos oferecidos, o programa possibilitará a formação de turmas mistas de várias empresas do mesmo setor econômico.

Para o setor bancário, ao todo, serão desenvolvidos três arcos ocupacionais específicos, os quais contarão com o material didático elaborado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Cabe a instituição, ainda, formar as entidades de capacitação - sempre contando com a participação ativa do setor bancário, representado pela Federação Nacional dos Bancos (Fenabam), Caixa Econômica, Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Banco da Amazônia (Basa).

Após o lançamento do projeto piloto da Caixa, em Fortaleza, será lançada a capacitação de entidades em nove capitais, que serão cidades pólo: Belém, Manaus, Recife, Salvador, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.
Lei do Aprendiz: Criada pela Lei 10.097/2000 e regulamentada pelo Decreto 5.598/2005, estabelece que todas as empresas de médio e grande porte contratem adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos por meio de contrato especial de trabalho, o qual possui tempo determinado de no máximo dois anos.

De acordo com a legislação vigente, a cota de aprendizes está fixada entre 5% e 15% por estabelecimento, e é calculada sobre o total de empregados cujas funções demandem formação profissional. Assim, os jovens beneficiários são contratados por essas empresas como aprendizes de ofício ao mesmo tempo em que são matriculados em cursos de aprendizagem - em instituições qualificadoras reconhecidas - responsáveis pela certificação.

Além disso, por meio da Portaria 615, o MTE define diretrizes curriculares para o desenvolvimento dos cursos e programas de aprendizagem, classificados no âmbito da educação profissional como cursos de formação inicial e continuada.


Serviço:
Data:
30/03 (segunda-feira)
Horário: 9h
Local: Seara Praia Hotel (Avenida Beira Mar, 3080, Meireles, Fortaleza) 

Assunto: Lançamento do projeto piloto do programa Jovem Aprendiz que qualificará jovens de baixa renda.

 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas