Debate tem como tema “Crise Capitalista e a Economia Solidária”
Brasília, 27/01/2012 - O secretário Nacional de Economia Solidária, Paul Singer, participa nesta sexta-feira (27), em Porto Alegre, do debate sobre o tema “Crise Capitalista e a Economia Solidária” no Fórum Social Temático (FST). O encontro é promovido pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária e Rede Intercontinental de Promoção da Economia Social e Solidária. O secretário, que acompanhou a presidenta Dilma Roussef no diálogo com a coordenação mundial do FST, foi a Porto Alegre integrando a comitiva presidencial.
O FST, evento organizado por um grupo de ativistas e movimentos sociais ligados ao processo do Fórum Social Mundial, está sendo ralizado de 24 a 29 de janeiro. O tema de 2012 é Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental e o objetivo é ser um espaço de debates preparatórios para a Cúpula dos Povos, reunião alternativa à cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, que acontece em junho, no Rio de Janeiro.
Nesse contexto mundial, marcado por avanços da crise do sistema capitalista, com impactos ambientais e civilizatórios, a economia solidária ganha destaque como alternativa para a construção de uma sociedade justa, participativa, solidária, autogestionária, igualitária e sustentável.
Dessa forma, com o objetivo de enriquecer os debates acerca do tema e fortalecer as políticas públicas de economia solidária, O Secretario também participou na quinta-feira (26) da instalação do Conselho Estadual de Economia Solidária do Estado do Rio Grande do Sul e da assinatura do Convênio da Cadeia Binacional Pet no Palácio do Piratini.