PE é recorde na geração de empregos no NE
Recife, 21/10/2013 - Com 29.988 mil novos empregos gerados, Pernambuco foi o estado nordestino que mais se destacou na geração de postos de trabalho, em setembro, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O desempenho do estado representou uma expansão de 2,29% na contratação de mão de obra, em relação ao estoque do mês anterior. A maioria das oportunidades foi proveniente dos setores da Indústria de Transformação (18.633), Agropecuária (5.464), Construção Civil (2,673) e Serviços (1.880). Nas áreas metropolitanas, Recife está na terceira posição com 9.968 novos empregos formais, atrás de São Paulo (26.891) e Rio de Janeiro (11.720). Já no interior, Petrolina ficou novamente em primeiro lugar, registrando um saldo positivo de 3.318 empregos com carteira assinada (5,49%).
Nacionalmente, em números absolutos, o estado alcançou o segundo lugar, ficando atrás de São Paulo, que registrou um crescimento de 45,2 mil. Para o superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco, André Luz Negromonte, o resultado demonstra que o empresariado voltou a investir fortemente no estado. “Após alguns meses de acomodação, este foi o melhor dos últimos três anos. Por isto acreditamos que os números vão aumentar ainda mais com a chegada do fim do ano”, enfatizou.
Caged - Criado pelo Governo Federal, através da Lei nº 4.923/65 o Caged constitui fonte de informação de âmbito nacional e de periodicidade mensal. Este cadastro serve como instrumento de acompanhamento e de fiscalização do processo de admissão e de dispensa de trabalhadores regidos pela CLT, a fim de assistir os desempregados e de apoiar medidas contra o desemprego.
Assessoria de Comunicação/MTE
acs@mte.gov.br 2031.6537