Discussões serão em torno das politicas públicas destinadas à categoria, história e futuro do trabalho doméstico remunerado, fazendo um recorte para as questões de genero e raça
Recife, 19/09/2008 - Para marcar a luta das trabalhadoras domésticas, que completa 20 anos, o Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Recife e Região Metropolitana realiza, entre os dias 19 e 21 de setembro, o "Seminário dos 20 anos da categoria no Estado". O encontro será na Sociedade Ação Educativa, na Rua Múcio Uchôa Cavalcante, 470, em Engenho do Meio.
As discussões serão em torno das politicas públicas destinadas à categoria, história e futuro do trabalho doméstico remunerado, fazendo um recorte para as questões de genero e raça. Para Lenira Carvalho, presidente de honra do Sindicato das Domésticas, esta é uma boa oportunidade de debater a jornalda de trabalho, os casos de acidentes e o FGTS opcional. "Queremos ser iguais aos outros trabalhadores da CLT, não somos diferentes. Vamos continuar na luta ", relata.
A trajetória da categoria abrange, além de aspectos econômicos, a aquisição de direitos sociais que coincidem com a Constituição de 1988, quando o estado Brasileiro reconheceu estas trabalhadoras como categoria profissional. a data o
Trabalhador doméstico - De acordo com os ùltimos registros da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), Pdo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2005, o número de funcionários nesta atividade era de 1.737.243 em todo país; no ano seguinte, mais 90.276 com carteiras assinadas. Hoje, há 6 milhões de brasileiros nesta função, dados que não abrangem, por exemplo o trabalho doméstico infantil de crianças e jovens, que executam a atividade em troca de algum benefício, como moradia, alimentação e educação.
Diante da demanda, o Ministério do Trabalho e Emprego, através das Superintendências Regionais, desenvolveu ações com foco na qualificação profissional dos trabalhadores domésticos. O Plano Setoria de Qualificação (Planseq) Trabalhador Doméstico Cidadão capacitou 210 trabalhadoras em sete cidades contempladas: Recife, Salvador, Aracajú, São Luís, Campinas, Rio de Janeiro e São Paulo. O curso teve duração de 1.600 horas - cerca de um ano e meio, com qualificação social e profissional integrada à elevação da escolaridade (nível fundamental).
Seminário dos 20 anos do Sindicato das Domésticas
Data: 19 (solenidade às 19h), 20 e 21 de setembro
Horário: 8h às 17h
Local: Sociedade Ação Educativa, na Rua Múcio Uchôa Cavalcante, 470, em Engenho do Meio
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 / 6537/2430 - acs@mte.gov.br