Curso profissionalizante tem a meta de formar 1.444 trabalhadores para atividades em construção civil, metal-mecânica, automobilística, eletrônica e transporte e logística
Brasília, 19/05/2008 - Até o final de junho, o primeiro curso de qualificação para o setor de serviços industriais, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), deverá ter formado mais de 1.400 trabalhadores para atender a cadeia produtiva das áreas construção civil, metal-mecânica, automobilística, eletrônica e transporte e logística.
O Plano Setorial de Qualificação (Planseq) Serviços Industriais tem como entidade parceira a Fundação de Ensino de Contagem (Funec), responsável pela gestão dos recursos e acompanhamento do projeto. Para atender a meta de capacitação proposta no convênio, a entidade fez um consórcio com os municípios de Betim, Contagem, Ibirité e Nova Lima. Aproximadamente mil educandos - o equivalente a 44 turmas - já se formaram, restando apenas 16 turmas para concluírem o curso.
As 60 turmas foram distribuídas em 25 cursos, entre eles de armador, caldeireiro, instrumentista, marceneiro, oficial de construção civil, pintor industrial e serralheiro, com duração média de 260 horas. Após o término do curso, a Funec fará um levantamento de alunos que ingressaram no mercado de trabalho por conta do curso.
Para Alex Telles dos Santos, 30 anos, a oportunidade de emprego surgiu bem antes de completar o curso. Sem registro em carteira e parado há mais de um ano, decidiu participar do Planseq e fazer o curso de mecânico de manutenção. "Conhecimento não ocupa espaço. Eu fiz o curso e antes de me formar já estava trabalhando", disse. Santos é vendedor técnico em uma empresa distribuidora de ferramentas de corte para fresamento, torneamento e cilindros metal duro, localizada em Minas Gerais. Ele ingressou na empresa em dezembro do ano passado. Para ele, além do aprendizado, é fundamental a dedicação.
A necessidade do Planseq para atender o segmento em Minas Gerais foi debatida em 2006 pela Comissão de Concertação, formada pelas prefeituras de Contagem, Betim, Ibirité e Nova Lima; e por entidades como a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), CUT, Petrobras, Câmara de Dirigentes Lojistas de Ibirité, Federação dos Transportes de Minas Gerais e Associação Comercial e Industrial de Contagem.
Planseq Brasil - Os Planos Setoriais de Qualificação (Planseqs), uma das ações do Plano Nacional de Qualificação (PNQ) do MTE, foram instituídos em novembro de 2004 com o objetivo de qualificar mão-de-obra para inserção no mercado de trabalho. A expectativa é de que cerca de 50 mil trabalhadores sejam atendidos por meio dos convênios firmados no período de 2006 a 2008.
A finalidade dos Planseqs é formar profissionais de acordo com a demanda específica de cada região, facilitando a absorção dos trabalhadores qualificados no mercado local.
Já foram instalados Planseqs nas áreas de Metalurgia, Aeronáutica, Turismo, Agricultura Familiar, Doméstico Cidadão, de Petróleo e Gás Natural e Software.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203/3317-6540 - acs@mte.gov.br