Mais de 1,5 mil trabalhadores devem ser beneficiados pela qualificação em áreas como Gerenciamento de Resíduos; Instalação e Manutenção de Equipamentos Hospitalares; Técnico de Informática para Serviço de Saúde; Cuidador de Idoso
Brasília, 26/08/2008 - A primeira turma dos cursos de qualificação profissional de trabalhadores do pólo de saúde de Teresina começou hoje (26) e está a cargo da Fundação de Apoio e Desenvolvimento Tecnológico do Piauí (Funadepi). O projeto é uma parceria do Ministério do Trabalho e Emprego e o Governo do Piauí, em atendimento às ações do Plano Setorial de Qualificação (Planseq). Juntos pretendem beneficiar 1.573 educandos na região em Teresina.
O pontapé inicial foi do curso de Informática para Serviços de Saúde que terá seis turmas, sendo cada uma delas formadas por 25 alunos. Ao todo serão ministradas oito especialidades: Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde; Instalação e Manutenção de Equipamentos Hospitalares; Técnico de Informática para Serviço de Saúde; Cuidador de Idoso; Hotelaria Hospitalar; Técnicas de Vendas no Varejo; Associativismo e Cooperativismo e Atendimento em Enfermagem Hospitalar.
O projeto vai contar com investimentos da ordem de R$ 888,66 mil.
Evolução do emprego na região- A qualificação desses profissionais pode ajudar a aumentar os índices de contratação do estado. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do MTE, em julho de 2008 foram gerados 993 empregos celetistas no Piauí. E no acumulado do ano, a expansão foi de 7.461 postos de trabalho (alta de 3,99%), o segundo melhor resultado da série histórica em termos absolutos e relativos. Vale dizer que, em relação à evolução do emprego formal em municípios com mais de 30.000 habitantes, Teresina foi a primeira do ranking com saldo de 512 contratações.
Planseq - O Plano Setorial de Qualificação é uma das ações do Plano Nacional de Qualificação (PNQ) da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego. Ele foi instituído em novembro de 2004 e visa qualificar mão-de-obra para o mercado de trabalho local. O Planseq facilita a absorção dos qualificados e promove a inclusão social. Em relação aos Planos Setoriais de Qualificação, índices parciais do MTE mostram que mais de 48 mil educandos concluíram os cursos no período de 2005 a 2008.
Todo trabalhador pode participar dos cursos de qualificação, porém é dada preferência às pessoas de baixa renda, menor escolaridade e com maior dificuldade de acesso ao mercado de trabalho.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br