Expectativa é qualificar mais mil profissionais até o fim deste ano para atuação nos setores da Construção Naval e Civil
Rio Grande do Sul, 22/07/2009 - Acontece nesta sexta-feira (24) a formatura das primeiras turmas do Programa de Qualificação Planseq Naval no município de Rio Grande. Neste dia os 450 alunos que concluíram a primeira etapa receberão a certificação. Até o final do ano serão mais mil alunos qualificados para funções no setor da Construção Naval e Construção Civil.
A previsão é que o setor naval abra 5,5 mil postos de trabalho no Rio Grande nos próximos meses. Somente a construção da plataforma P-55 envolverá 3,5 mil trabalhadores e espera-se que os alunos qualificados pelo curso sejam empregados nessas obras.
O Governo Federal investe um total de R$ 2,3 milhões nesse programa de qualificação profissional, uma demanda das empresas do Pólo Naval e da Construção Civil de Rio Grande. O Planseq foi realizado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul (SRTE/RS), em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Grande, a Comissão Municipal de Emprego, a Comissão de Concertação do Planseq Naval e o Senai.
O evento ocorrerá às 19h, no Ginásio Juvenal Muller, que fica na Rua Conde de Porto Alegre, em Rio Grande.
Planseqs - São partes integrantes do Plano Nacional de Qualificação (PNQ) e caracterizam-se como espaços de integração de políticas de desenvolvimento, inclusão social e trabalho às políticas de qualificação social profissional, em articulação direta com oportunidades de inserção do trabalhador(a), no mundo do trabalho.
Assessoria de Imprensa SRTE/RS