Formandos dos cursos de encanador industrial, pintor industrial, pintor de obras, armador de ferros e eletricistas são oriundos da região metropolitana de Salvador
Brasília, 20/07/2010 - A primeira etapa do Plano Setorial de Qualificação (Planseq) Petróleo e Gás na Bahia foi encerrada esta semana com a formatura de 485 trabalhadores da Região Metropolitana de Salvador. Os formandos nos cursos de encanador industrial, pintor, solda elétrica, armador de ferro, carpinteiro e pedreiro são dos municípios de São Francisco do Conde (222 educandos), Santo Amaro (94), Candeias (72) e São Sebastião do Passé (97).
Segundo a superintendente da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE/BA), Isa Simões, o próximo passo será uma reunião com a Petrobras e empresas terceirizadas para que os trabalhadores qualificados sejam inseridos no mercado de trabalho.
Empregado pela primeira vez, Vladson dos Santos, 19 anos, conseguiu a vaga após participar do curso. "Finalizei o curso e no dia seguinte já estava com a mão na massa", diz o jovem, que trabalha no município de São Francisco do Conde, onde reside. "Espero agora, com o certificado, ser contratado como encanador, já que estou trabalhando como ajudante", espera.
Também concluinte do curso de Encanador Industrial, Adaildes Sousa, 25 anos, espera conseguir seu primeiro emprego muito em breve. "Eu e minhas colegas - mulheres são maioria entre os certificados - queremos uma oportunidade de provar que canteiro de obras é também lugar de mulher", diz.
A qualificação foi realizada pela Associação Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia em parceria com o Governo do Estado da Bahia. Cada curso teve duração de 200 horas/aula.
Assessoria de Imprensa da SRTE/BA