Meta é qualificar e inserir no mercado de trabalho 1,3 mil jovens trabalhadores em atividades como cozinheiros, padeiros, confeiteiros e garçons
Pernambuco, 27/05/2009 - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) inicia mais um Plano Setorial de Qualificação Profissional no Estado de Pernambuco, desta vez na área do Turismo. O lançamento oficial do programa de qualificação será nesta sexta-feira (29), às 9h, no Instituto Latino Americano de Tecnologia em Educação e Ciências (ILATEC), com a presença do Ministro do Traballho e Emprego, Carlos Lupi.
A meta é capacitar 1.353 trabalhadores nas ocupações de cozinheiro, padeiro, confeiteiro, garçom, barman, recepcionista, mensageiro, camareira e arrumador, atendente de agência de viagem e auxiliar operacional em eventos.
O objetivo do projeto é oferecer aos integrantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família em Recife uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional em um dos setores que mais gera empregos no estado. A qualificação prioriza os jovens em situação de vulnerabilidade e as mulheres chefes de família em difuldades de inserção no mercado de trabalho.
Todos os cursos estão focados na inserção do trabalhador no mercado de trabalho e na geração de emprego e renda por meio da prestação de serviço de forma autônoma. Além do Planseq turismo, em Pernambuco já foram instalados Planseqs nas áreas da construção civil, sucroalcooleiro e para as trabalhadoras domésticas.
Ainda em maio, 356 trabalhadores (12 turmas) iniciam as aulas nos cursos de cozinheiro, camareira, recepcionista, auxiluar de eventos e atendente de agência de viagem. O curso completo é de 200 horas/aula, sendo 60h no módulo básico e o restante com as atividades práticas de cada curso.
Planseq - Os PlanSeQs integram o Plano Nacional de Qualificação (PNQ) se caracterizam por preparar para o mercado de trabalho uma mão-de-obra com oportunidades concretas de inserção na economia da região, beneficiando tanto a população, como o mercado local.
A proposta visa ainda, integrar as políticas de qualificação, às políticas de intermediação de mão-de-obra, pois prioriza a qualificação das pessoas inscritas no SINE e a sua contratação ao final da capaciatação. São oferecidos qualificação sócio-profissional à população de baixa renda e com maior vulnerabilidade social, buscando atender trabalhadores jovens e adultos, que não tiveram oportunidades de acesso à educação profissional e que possuam baixa escolaridade.
O PlanSeq Bolsa Família tem como objetivo preparar a mão-de-obra local a fim de ser absorvida pelo mercado, beneficiando tanto a população como a economia local. Ele visa oferecer a qualificação sócio-profissional à população de baixa renda, com maior vulnerabilidade social, buscando atender trabalhadores jovens e adultos, empregados e desempregados, que não tiveram oportunidades de acesso à educação profissional e que possuam baixa escolaridade
Serviço
Lançamento oficial do PlanSeQ Turismo Bolsa Família
Data:29/05/2009
Horário: 9h
Local: Instituto Latino Americano de Tecnologia em Educação e Ciências (ILATEC) - Rua Real da Torre, nº 449, Madalena
Assessoria de Comunicação Social da SRTE/PE