Ministro Carlos Lupi pede que empresários acreditem na mão-de-obra local e continuem investindo no Brasil
Foto: Fábio Borges
PLANSEQ TURISMO
Ministro Carlos Lupi lança em Pernambuco o Plano
Setorial de Qualificação em Turismo
Brasília, 29/05/2009 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, lançou nesta sexta-feira, em Pernambuco, o Plano Setorial de Qualificação de mão-de-obra voltado para o setor de Turismo, o Planseq Turismo. A meta do programa é capacitar 1.353 trabalhadores nas ocupações de cozinheiro, padeiro, confeiteiro, garçom, barman, recepcionista, mensageiro, camareira e arrumador, atendente de agência de viagem e auxiliar operacional em eventos.
Em seu discurso, o ministro pediu garra aos participantes do curso e fez um apelo aos empresários que estavam no evento. "Tudo o que essas pessoas precisam é de uma oportunidade. O Governo Federal está fazendo a sua parte investindo na qualificação, mas esse projeto só terá sucesso se os empresários acreditarem no enorme potencial turístico de Pernambuco e dos seus trabalhadores, e continuarem investindo no Brasil", disse Lupi.
O objetivo do projeto é oferecer aos integrantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família em Recife uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional em um dos setores que mais gera empregos no estado. A qualificação prioriza os jovens em situação de vulnerabilidade e as mulheres chefes de família em difuldades de inserção no mercado de trabalho.
Todos os cursos estão focados na inserção do trabalhador no mercado de trabalho e na geração de emprego e renda por meio da prestação de serviço de forma autônoma. Além do Planseq Turismo, em Pernambuco já foram instalados Planseqs nas áreas da construção civil, sucroalcooleiro e para as trabalhadoras domésticas.
Superação da crise - Em conversa com jornalistas, Lupi reafirmou sua previsão de crescimento de 2% do Produto Interno Bruto brasileiro para este ano, com expansão de um milhão de vagas no mercado formal do país. "O Brasil enfrentou e venceu a crise, e a cada mês o quadro é melhor. Os pessimistas podem se preparar, porque o crescimento da nossa economia vai surpreender", concluiu o ministro.
Mais informações:
- Codefat aprova financiamento a Turismo
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6981/3317-6540 - acs@mte.gov.br