Microempreendedores usuários do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado recebem formação profissional pelo Plano Nacional de Qualificação
Brasília, 13/11/2009 - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) promove esta semana a entrega de 500 certificados de capacitação de microempreendedores do projeto Plano Setorial de Qualificação - Planseq Microcrédito das cidades de Recife (PE) e Fortaleza (CE), respectivamente. Os participantes do programa, diplomados nesta quinta e sexta-feira, são empreendedores de atividades produtivas de pequeno porte e beneficiários de projetos de microcrédito oferecidos pela rede de instituições habilitadas ao Programa Nacional do Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO).
Nesta sexta-feira, a formatura acontece a partir das 10h, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, quando o secretário-executivo do MTE, André Figueiredo, entrega certificados a 200 empreendedores qualificados no Estado.
O Planseq Microcrédito foi instituído em 2007, como uma das ações do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), que tem o objetivo de promover a capacitação de microempreendedores atendidos por entidades de Microcrédito. Essa ação está qualificando 3.400 empreendedores de atividades de pequeno porte em 12 estados brasileiros, e beneficiando, indiretamente, outras 10.200 pessoas. O responsável pela execução do projeto é a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura.
O programa do curso apresentou cinco eixos de ação: formação de empreendedores, formação de instrutores, apoio à comercialização, apoio à organização e laboratórios. Durante os encontros foram abordados assuntos como orientações para o mercado; melhoria de gestão do crédito; educação financeira; consciência empreendedora na perspectiva da emancipação econômica e exercício da cidadania. Esses cursos atendem à demanda de mão de obra qualificada para vagas criadas com o crescimento econômico, estimulando a articulação entre setores de trabalho e assistência social.
Por meio da qualificação destes empreendedores, o programa visa superar e atender à exigente dinâmica do mercado, com foco na qualidade do produto, preço competitivo e habilidades no atendimento aos seus clientes. Com isso, fortalece as redes de apoio social entre os empreendedores nas comunidades e promove a integração e cooperação, valores solidários fundamentais à subsistência da economia popular.
Estarão presentes no evento também representantes da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura e do parceiro local, o Banco do Nordeste do Brasil. Em Recife, serão entregues mais de 300 certificados, tendo a presença dos representantes do ministério, do Governo do Estado, da Prefeitura da Capital, da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura e do parceiro local responsável pelo curso, a Agência do Crédito.
O PNMPO é mais um mecanismo que expressa o esforço reiterado do ministério para promover a ampliação do acesso ao mercado de trabalho e fornecer significativa contribuição ao desenvolvimento do país e à consolidação de uma sociedade democrática.
O microempreendedor que pretenda solicitar um empréstimo ou obter mais informações sobre o microcrédito pode acessar o endereço www.mte.gov.br/microcredito/emprestimos ou ligar 0800-285-0101 (para as regiões Sudeste, Nordeste e os Estados do Amapá, Amazonas, Roraima e Pará) ou 0800-61-0101 (para as regiões Sul e Centro-Oeste e os Estados do Acre, Rondônia e Tocantins).
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br