Vídeo e duas cartilhas serão lançados em evento na próxima quinta-feira (18)
São Paulo, 16/12/2008 - Na próxima quinta-feira (18), os operários da construção civil da Paraíba terão a oportunidade aprender formas de se proteger dos efeitos negativos da sílica sobre a própria saúde. O Comitê de Estudos sobre Exposição à Poeira de Sílica na Indústria da Construção da Paraíba (CESIC/PB), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, lançará um vídeo e duas cartilhas educativas sobre exposição à poeira de sílica na indústria da construção.
O evento começará às 19h, no Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de João Pessoa. CESIC/PB faz parte do Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção da Paraíba (CPR/PB), que operacionaliza as ações do Programa Nacional de Eliminação da Silicose (PNES), no âmbito do grupo setorial da indústria da construção.
PNES - O Programa tem por objetivo a eliminação da silicose no prazo de 25 a 30 anos. Considerado um problema de saúde pública, a silicose é uma doença pulmonar adquirida pela inalação de poeiras contendo partículas de sílica livre e cristalina, cujo principal sintoma é a perda da capacidade respiratória, causada pelo endurecimento das paredes dos pulmões (fibrose pulmonar). Sua evolução é progressiva e irreversível, provocando incapacidade para o trabalho e, em alguns casos, a morte.
O PNES atua em setores com risco reconhecido de exposição à sílica e que tenham importância epidemiológica. É composto por 4 grupos setoriais: indústria extrativa mineral/beneficiamento de minérios; indústria metalúrgica/ jateamento de areia; indústria cerâmica/de vidro e indústria da construção. Estima-se que o número de trabalhadores expostos a poeiras contendo sílica no Brasil, ultrapasse os 6 milhões, sendo 4 milhões na indústria da construção.
CESIC/PB - Comitê pioneiro do gênero no Brasil, criado em dezembro de 2004 a partir de uma proposta da coordenação do PNES ao CPR/PB, órgão quadripartite sediado em João Pessoa, que congrega 18 instituições e que tem como missão a melhoria contínua dos ambientes de trabalho na indústria da construção pela transformação das pessoas que nele atuam. O CPR/PB é coordenado pela FUNDACENTRO/PE e o CESIC/PB e pela Universidade Federal da Paraíba(UFPB).
O vídeo e as duas cartilhas educativas a serem lançadas - uma dirigida aos trabalhadores e outra aos empresários - foram concebidos por técnicos da Fundacentro (PE e SP), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba(SRTE/PB), UFPB e os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CERESTs), estaduais e municipais. Após o lançamento do material educativo serão divulgadas as formas de distribuição e aquisição do referido material.
Serviço:
Onde - Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de João Pessoa - Rua Cruz Cordeiro, nº 75, Varadouro
Quando - Quinta-feira, dia 18/12 - 19h
Contato - 83-3221-1817
Assessoria de Imprensa Fundacentro