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Postos de atendimento em MG, RJ e RS ficarão mais ágeis para receber o trabalhador

Modernização de rede de cabeamento integrará as agências e gerências ao sistema on-line, o que garantirá economia e melhoria nas condições de trabalho dos servidores do MTE, além de mais rapidez nos serviços prestados ao cidadão

Brasília, 06/04/2010 - Os trabalhadores de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul em breve contarão com um serviço mais ágil nas agências e gerências do trabalho. Resultado do constante estudo realizado pela Secretaria-executiva para a obtenção de melhoria nas condições de trabalho dos servidores do MTE - e consequentemente dos serviços prestados à população - a Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA) e a Coordenação Geral de Informática (CGI), concluirão, até meados do próximo semestre, a modernização da rede de cabeamento em todas as unidades dessas localidades.

Na prática essa ação resultará na melhoria das unidades que ainda não possuem um sistema interligado à rede do MTE e garantirá mais celeridade aos serviços prestados ao trabalhador. "Um exemplo bem fácil que representa essa mudança na vida do cidadão, principalmente do interior, refere-se à emissão de carteiras de trabalho. Atualmente o trabalhador deve fazer o cadastro em uma ficha ou até mesmo em um computador. Essa informação é armazenada em um disquete, CD ou pen drive, levada a outra unidade do MTE com acesso on-line aos sistemas (normalmente na capital), e só após um prazo médio de 15 dias ele consegue receber o documento. Com a nova rede estruturada os dados do cidadão serão colocados diretamente nos sistemas do  ministério, ainda na agência em que ele estiver sendo atendido, garantindo muito mais rapidez ao cidadão e evitando custos com transportes de mídias em geral e, principalmente, o retrabalho", explica o SPOA Adjunto, Tito Jachelli.

O contrato firmado pelo MTE abrange a realização dos projetos de rede, fornecimento de materiais, bem como a instalação física e de infraestrutura. Por meio dele serão instalados 2.218 pontos de energia elétrica e 1.109 pontos de dados, também conhecidos como pontos de rede, que servem para estabelecer a conexão do computador com a internet e com os sistemas do ministério. Melhorias que favorecerão 24 localidades em Minas Gerais, 19 no Rio de Janeiro e 17 no Rio Grande do Sul.

Além do retorno imediato às demandas dos cidadãos, a modernização do cabeamento também resultará em economia para o MTE. Afinal, ao integrar o sistema on-line os servidores terão melhores condições de trabalho, já que estarão ganhando uma ferramenta capaz de diminuir custos e ainda agilizar os processos administrativos.

Iniciado em 2008, o processo de modernização e melhoria das unidades descentralizadas aponta um avanço no projeto que visa o atendimento pleno do cidadão por meio de melhorias nas condições de trabalho para os servidores do MTE. Como lembra o Coordenador de Sistemas da CGI, Ugo Mohn: "De que adianta você ter uma televisão super moderna na sua casa se a tomada dá mau contato ou a antena não funciona direito? Comparativamente, o que nós estamos fazendo agora é resolver esses problemas estruturais, que na verdade são o alicerce de todo um sistema. Estamos colocando uma rede nova, confiável, com boas características técnicas e de alta velocidade que com certeza melhorarão a qualidade dos serviços prestados nesses estados".

Estudos estão sendo realizados para concretizar a ampliação desta iniciativa em outros estados.

 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/6981 - acs@mte.gov.br






 



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