PR gera mais de 66 mil empregos até julho
Estado apresenta crescimento em relação ao mês anterior com destaque no setor de serviços
Curitiba, 21/08/14 - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou na quinta-feira (21) os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referente ao mês de julho. Os números divulgados mostram que foram ocupadas 2.683 novas vagas no mercado paranaense, superando a ocupação dos postos em 0,10% do último mês.
No comparativo dos dados, os setores que alavancaram o cenário mensal da empregabilidade no Paraná foram o de Serviços (+3.193 postos) e da Agropecuária (+1.091 postos), cujo saldo superou a retração do emprego ocorrida na Indústria de Transformação.
No balanço dos sete primeiros meses anuais foram abertas 66.188 oportunidades de emprego com carteira assinada, o que representa um crescimento de +2,44 seguindo a empregabilidade dos últimos 12 meses. Os municípios da região que tiveram melhores índices entre admitidos e desligados foram Londrina, Paranavaí, Cornélio Procópio, Cascavel e Mandaguari.
O superintendente do Trabalho e Emprego no Paraná, Neivo Beraldin, avalia o cenário de forma positiva no Estado e condizente com o mercado brasileiro, que está empregando mais do que em outros lugares pelo mundo.
Comparativo - No primeiro semestre do ano, o Brasil gerou mais empregos (588.671) que países como Chile (53.964), Japão (40 mil), Austrália (91.320), considerando os dados da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico). Houve uma expansão de 11.796 empregos em julho, e no acumulado do ano mais de 632 mil postos de trabalho. As contratações ocorrerem principalmente nos setores de Serviços, Agricultura, Construção Civil e Administração Pública.
Assessoria de Imprensa/MTE
Com informações da SRTE/PA