Dirigentes municipais de todo o Brasil aproveitam estada em Brasília para conseguirem audiências no Ministério do Trabalho
Brasília, 12/02/2009 - Todos os prefeitos do Brasil foram convidados pelo presidente Lula a participar do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, que aconteceu esta semana, em Brasília. Muitos alcaides aproveitaram a oportunidade para se apresentarem ao ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e solicitar atenção especial da pasta aos seus municípios.
"Gostaríamos de ver a possibilidade de colocar os municípios do Ceará como beneficiários dos programas do Ministério do Trabalho, principalmente no ProJovem", destacou o prefeito da cidade de Capistrano (CE), Cláudio Saraiva. Do Ceará também foram recebidos pelo ministro os prefeitos de Caucaia, Itapipoca, Chaval e Itatira.
Do Nordeste ao Sudeste, muitas foram as representações políticas que se encontraram com Carlos Lupi buscando o mesmo objetivo: participar de projetos da pasta com vigência em 2009.
Doze prefeitos de Minas Gerais também foram ao encontro de Lupi no MTE. Estavam representados os municípios de Manhumirim, Almenara, Ataléia, Campo Azul, Francisco Badaró, José Gonçalves de Minas, Machacalis, Nanuque, Pintópolis, Poté, São Francisco, e João do Pacuí. A região sudeste esteve representada, ainda, pelo estado do Rio de Janeiro, que contou com a presença do prefeito de Teresópolis e do secretário-geral da prefeitura de Bom Jardim.
Além do recorrente pedido dos prefeitos para enquadrar os municípios nos programas da pasta, o ministro aproveitou as reuniões para reforçar a necessidade de trabalhar em conjunto com todas as esferas de governo, como forma de alavancar a economia do Brasil, retomar o emprego e superar as consequências da crise econômica que atingiu o mundo ano passado.
"No auge da crise o brasileiro inova e mostra a sua criatividade, e é por isso que seremos considerados a vanguarda. Fomos o último país a entrar na crise, e seremos o primeiro a sair dela", enfatizou Lupi ao apresentar os programas de qualificação do MTE.