Brasília, 14/11/2007 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, anunciou nesta quarta-feira (14) que, a partir de 2008, será incluído um curso de prevenção às drogas nos programas de qualificação de jovens mantidos pelo ministério. "Não podemos ficar só no discurso de combate ao tráfico, embora seja importante. O jovem precisa ser informado sobre os danos à sua saúde. Esta será uma matéria curricular de todos os programas do MTE e dos convênios com o sistema S", afirmou.
Segundo Lupi, o primeiro foco da iniciativa será o Jovem Aprendiz, ação do MTE que une ensino formal com técnico. Fundamentado na lei do Jovem Aprendiz, ele possibilita que jovens de 14 a 24 anos possam aprender uma profissão em cursos que duram de seis a 24 meses.
O ministro adiantou ainda que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) deve sugerir essa proposta aos seus países associados. Lupi a apresentou no "Fórum sobre Trabalho Decente para uma Globalização Justa", promovido pela entidade no começo deste mês, em Lisboa (Portugal).
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6540 / 6537 acs@mte.gov.br