Brasília, 23/08/2012 – Produtores de suínos e de algodão se integram nesta quinta-feira à ação integrada do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para reinserção no mercado de trabalho de pessoas resgatadas em situações análogas às de escravo ou de vulnerabilidade. O Termo de Cooperação será assinado nesta quinta-feira, às 14h30, em Cuiabá (MT), no Palácio Paiaguás, sede do governo estadual. O projeto é uma iniciativa da Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso, que tem a parceria do Ministério Público do Trabalho, Universidade Federal de Mato Grosso e da Fundação UNISELVA. Já participaram do projeto várias empresas do setor produtivo em parceria com o SESI e SENAI.
O termo de cooperação será assinado pelo MTE, governo de Mato Grosso, Ministério Público do Trabalho e representantes da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso e da Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão. O projeto, que começou em 2009, tem o acompanhamento do Comitê de Erradicação do Trabalho Escravo em Mato Grosso - COETRAE. A secretária de Inspeção do Trabalho do MTE, Vera Albuquerque, e a chefe do escritório da Organização Internacional do Trabalho no Brasil, Laís Abramo, participam da solenidade.
O objetivo principal é criar condições e propor iniciativas junto às instituições privadas, públicas e sociedade civil, para que promovam modificação social, educacional e econômica dos trabalhadores retirados do trabalho escravo ou em situação de vulnerabilidade dispostas e aptas. O banco de dados dos resgatados das ações móvel do Ministério do Trabalho é utilizado para identificar trabalhadores que possam ser qualificados.
Assessoria de Comunicação Social - MTE
(61) 2031-6537/2430