Agência Barco na Ilha do Marajó faz 1ª viagem
Numa parceria com a Caixa, MTE leva à população ribeirinha serviços de emissão de CTPS, Seguro-Desemprego e informações trabalhistas em geral
Projeto é fruto de cooperação técnica firmada entre o MTE e a Caixa no início do ano
Brasília, 11/11/2014 - Começou nessa segunda-feira (10) e segue até o dia 6 de dezembro a primeira viagem do Projeto Agência Barco Ilha do Marajó, uma parceria do Ministério do Trabalho e Emprego e a Caixa Econômica Federal que pretende levar à população ribeirinha, serviços de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), entrada e recebimento do Seguro-Desemprego, informações sobre direitos trabalhistas, economia solidária, além de vários outros serviços oferecido pelo órgão. A viagem inicial alcançará os municípios de Soure, Salvaterra, Ponta de Pedras, Muaná, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Bagre, Breves, Melgaço e Porte.
Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, a grande obra do MTE é a prestação de serviços de qualidade a comunidade e a parceria com a Caixa fará com que o MTE possa ir ao encontro do cidadão que mora longe dos grandes centros. “É o Estado se fazendo presente na vida do brasileiro", disse o ministro..
A agência barco vai atender aos 10 (dez) municípios da Ilha de Marajó promovendo o desenvolvimento socioeconômico da região e a inclusão de serviços à população, beneficiando mais de 340 mil habitantes. O barco faz uma viagem por mês, partindo sempre de Belém, e permanece em média dois dias em cada localidade. A embarcação pode navegar cerca de 30 dias seguidos. O horário de funcionamento da unidade é o mesmo de uma unidade convencional, em terra, cumprindo as regras estabelecidas pelo Banco Central. Além dos serviços bancários, também funcionam os serviços de um Juizado Especial Itinerante Ribeirinho e da Secretaria de Políticas para as Mulheres. O objetivo, frisou o ministro, é estender os serviços do MTE a outra agência barco que atende a população do Rio Solimões.
A Agência Barco Ilha do Marajó conta com infra-estruturada necessária para atendimento à população como, guichê, equipamentos de informática, rede Wi-Fi, saguão de atendimento para 76 (setenta e seis) pessoas, sanitários convencionais e adaptados para pessoas com necessidades especiais e salas de atendimento reservado.
Assessoria de Imprensa/MTE
(61) 2031.2430 – acs@mte.gov.br