Resultados das oficinas servirão como referência para a construção de diretrizes nas análises de acidentes
Pernambuco, 02/07/2009 - Os auditores fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco (SRTE/PE) participaram durante esta semana de um treinamento em análise de acidentes de trabalho.
Durante os três dias de capacitação, foram debatidos temas envolvendo a análise dos acidentes de trabalho, os tipo de ocorrências e as suas variáveis. Dois tópicos tiveram destaque: "A Versão e o Fato" e "Desconstruindo a Culpa". "A idéia é desmistificar a crença de que o culpado pelos acidentes são os próprios trabalhadores. As versões mais contemporâneas buscam a causa das causas dos eventos e dos comportamentos", explicou a auditora Carla Paes, que ministrou um dos painéis.
O treinamento também focou a parte prática, com estudo em grupo dos acidentes ocorridos na região. Os resultados de cada oficina serão considerados pelo Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador (DSST) e servirão como referência para a construção de diretrizes internas que nortearão a análise dos acidentes.
Assessoria de Imprensa SRTE/PE