Intuito é disponibilizar informações na web até o final deste ano
Rio Grande do Sul, 14/07/2009 - Até o final deste ano todos os dados do Ministério do Trabalho e Emprego na web poderão ser unificados. Essa foi a proposta de uma reunião entre técnicos do MTE na última quinta-feira (9) na sede da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul (SRTE/RS).
Os programas RAIS, Caged, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Seguro Desemprego, Plano Nacional de Qualificação, Intermediação de Mão-de-obra e outros que hoje são acessados somente em unidades on line, poderão ser acessados de qualquer unidade do Ministério e de seus conveniados.
Além da agilidade na emissão de documentos e relatórios o novo sistema possibilitará a realização de consultas sobre andamento e localização de processos. O trabalhador poderá verificar, por exemplo, informações sobre o andamento do seu processo de solicitação do Seguro Desemprego ou dados relativos a sua vida funcional diretamente pelo site do MTE.
Segundo a técnica da Dataprev, Elaine Osamarini de Souza, a estimativa é disponibilizar todos estes recursos para o ministério até o final deste ano. Só na RAIS estão registrados mais de 6 milhões de estabelecimentos/ano, 54 milhões de vínculos/ano e 450 milhões de remunerações/ano. Há, ainda, outros dados cujas estatísticas são pesquisadas por mais de 1.200 instituições de pesquisas cadastradas junto ao Ministério e que terão seu acesso através da web.
Assessoria de Imprensa SRTE/RS