Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Projeto do MTE desenvolve metodologias de qualificação social e profissional no campo

A idéia é ampliar as ações de qualificação para os trabalhadores rurais beneficiários do Bolsa-Família

Brasília, 30/06/2008 - Com o objetivo de desenvolver metodologias para capacitação social e profissional para trabalhadores da agricultura, o Projeto Especial de Qualificação (Proesq) da Fundação Lyndolpho Silva, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), realizou uma série de atividades em várias regiões do país com multiplicadores de conhecimento, gestores e lideranças sindicais do meio rural.

Em 12 meses de execução, o projeto contou com momentos nacionais e regionais, articulando pessoas de todos os estados brasileiros. As atividades nacionais foram de validação e sistematização de metodologias para o público envolvido (direto e indiretamente) com as ações do projeto. Já as atividades regionais foram de desenvolvimento metodológico. Ao todo, foram realizadas 15 oficinas entre o período de junho de 2007 a março de 2008. Entre as modalidades validação e desenvolvimento metodológico, foram realizadas 18 atividades.

Proesqs - Ou projetos de qualificação - consistem em cursos de elaboração de estudos, pesquisas, materiais técnico-didáticos, metodologias e tecnologias de qualificação social e profissional executados por entidades de comprovada competência técnica e capacidade. No caso da Fundação Lyndolpho Silva, ele foi implementado visando o desenvolvimento de metodologia para qualificação de trabalhadores do campo, considerando as especificidades regionais, culturais, produtivas e de gênero e geração.

Roteiro - Inicialmente, o Proesq realizou uma oficina por região do país, que objetivou fazer um levantamento dos instrumentos pedagógico e metodológicos da qualificação social e profissional existentes. Depois dessa fase, foi realizada uma oficina nacional que funcionou como um laboratório de experimentos destas metodologias.

A terceira etapa do projeto - e finalizadora - contou com um Seminário Nacional de Sistematização e Publicização. Além de ter sido caracterizado como ponto de encontro das experiências vivenciadas, o seminário serviu como um espaço de reflexão das estratégias de formação.

Expectativa - Com o término do projeto, a expectativa agora é que os trabalhadores e trabalhadoras rurais se tornem um público beneficiário no Plano Nacional de Qualificação Social e Profissional (Planseq), o qual a Fundação Lyndolpho Silva pretende estruturar.

Desta forma, espera-se ampliar o processo de desenvolvimento metodológico para o público dos trabalhadores rurais beneficiários do Bolsa-Família.  

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas