SRTE/PE participa de movimento com entidades governamentais, sindicais, empresariais e ONGs
Recife, 15/08/2013 - O superintendente Regional do Trabalho e Emprego, André Luz Negromonte, participou na última segunda-feira (12) da entrega de Diretrizes para Reestruturação Socioprodutiva da Zona da Mata de Pernambuco, feita por representantes do Movimento Sindical Rural, de movimentos e organizações da sociedade civil aos governos e ao Poder Legislativo, nos níveis municipais, estadual e federal, na sede do Sindicato dos Bancários, no bairro da Boa Vista.
O objetivo é que os Poderes Legislativo e Executivo possam adotar um novo olhar para a região, garantindo políticas públicas que possibilitem um desenvolvimento com justiça social e ambiental. As propostas já foram encaminhadas para o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e demais secretárias do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Para André Negromonte, um desenvolvimento econômico sustentável deve ser acompanhado de um desenvolvimento social. “E quando a voz do campo clama por mais justiça social, o desenvolvimento econômico deve propiciar as mesmas oportunidades de melhoria de vida para todos os cidadãos”, enfatizou.
O documento é composto por 85 propostas, que tratam de eixos como a permanência e o acesso à terra e ao território; o assalariamento rural; o sistema produtivo, agroecologia, segurança e soberania alimentar; e políticas públicas e projetos e programas sociais. As propostas foram desenvolvidas como uma alternativa ao modelo vigente que permanece trazendo para a região problemas como a desigualdade social, a baixa escolaridade, a mortalidade infantil e os altos índices de violência.
O trabalho foi uma iniciativa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) e elaborado a partir de reuniões, oficinas e seminário com movimentos sindicais e sociais e de organizações não governamentais.
Assessoria de Comunicação Social/MTE
Com informações do Setor de Comunicação Social da SRTE/PE
Telefone: (81) 3427.7984/9172