Ministro Carlos Lupi assina termo com governo do MT
Ministro assina termo de parceria com governador para abrir cursos de qualificação no estado
Brasília, 08/08/2011 – O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, anunciou na última sexta-feira (5), em Cuiabá (MT), um investimento de aproximadamente R$ 18 milhões do Governo Federal na qualificação profissional de 10.200 jovens daquele estado. Os cursos devem começar até o fim deste ano e terão carga horária de 350 horas, com foco na área da construção civil, segmento que mais cresce na região.
“Mato Grosso é um símbolo do Brasil produtivo, de um país que está dando certo”, afirmou Lupi. “Nós encaramos a aplicação desse recurso não como um gasto, e sim como um investimento do Governo naquilo que o Brasil tem de mais promissor, os seus jovens”, completou.
O ProJovem é voltado para adolescentes e adultos, entre
Seis municípios já figuram entre os beneficiados: Cuiabá (2 mil vagas), Rondonópolis e Várzea Grande (mil alunos cada), Água Boa e Lucas do Rio Verde (500 jovens cada), e Jaciara (200 estudantes). As demais 5 mil vagas serão distribuídas pelo Governo do Estado, de acordo a análise do mercado de trabalho da região.
O termo de compromisso do convênio foi assinado pelo ministro em solenidade realizada no Palácio Paiguás, em Cuiabá, na presença do governador Silval Barbosa e dos prefeitos dos municípios que já foram escolhidos para sediar o programa.
O governador destacou que o Estado cresce a uma taxa média anual de 10% e que municípios como Lucas do Rio Verde já apresentam falta de mão de obra qualificada para novos empreendimentos. “Se nós não prepararmos o trabalhador, vamos pagar um preço alto que é o de importar mão de obra qualificada", disse Barbosa.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br