Projovem trabalhador forma 3225 no Ceará
Manoel Dias faz entrega de diplomas e lança também o programa Aprendiz na Escola que vai oferecer oportunidade do primeiro emprego a 1000 jovens
Ministro faz entrega de certificado de conclusão de curso a jovem formanda no Ceará
Fortaleza,14/02/2014 - Nesta sexta-feira (14), em solenidade na Assembléia Legislativa de Fortaleza (CE), o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, fez entrega de certificados a 3.225 jovens formandos do programa Projovem Trabalhador no estado. Em companhia do governador do Ceará, Cid Gomes, o ministro certificou jovens de 51 municípios cearenses, qualificados nas áreas de vestuário, administração, gestão pública, alimentação, arte e cultura, esporte e lazer, madeira e móveis, piscicultura, telemática, turismo e hospitalidade. "Quero ressaltar a importância de podermos estar oferecendo a esses jovens a possibilidade do aprendizado, pois acredito que por meio do acesso ao conhecimento e as novas tecnologias, esses jovens vão fazer do Brasil um país melhor", avaliou.
O programa é uma parceira do Ministério do Trabalho e Emprego com prefeituras nos estados e municípios com a finalidade de preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Podem participar do Programa os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, que sejam membros de famílias de baixa renda. Eles recebem bolsa auxílio no valor de R$ 100,00, em até seis parcelas, mediante comprovação de 75% de frequência ás aulas. Os cursos de qualificação serão de 350 horas/aula, sendo 100 horas/aula de qualificação social e 250 horas/aula de qualificação profissional.
Aprendiz na Escola - Ainda na capital Fortaleza, Manoel Dias prestigiou outra parceria do MTE com o estado, o projeto “Aprendiz na Escola” que tem como finalidade oferecer contratos de trabalho a jovens do 3º ano do ensino médio de 12 escolas públicas. Iniciativa inovadora de inserção de jovens, o Aprendiz na Escola pretende buscar parcerias com empresas para que elas possam oferecer vagas aos jovens no primeiro emprego. Além de possibilitar a empresa o cumprimento da Lei da Aprendizagem - que determina as empresas de médio e grande porte uma contratação de um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional - o projeto proporciona uma oportunidade de emprego. "O programa dá ao jovem a primeira oportunidade de trabalho, facilitando sua inclusão no mercado de trabalho que sempre dificulta o acesso ao emprego para quem não tem nenhuma experiência", ressaltou o ministro.
No “Aprendiz na Escola” serão oferecidos cursos nas áreas de comércio varejista, área administrativa e informática. Inicialmente, o programa será aplicado em 12 escolas estaduais nos municípios de Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba, Canindé e Palmácia. Em um turno, os jovens cumprem suas atividades estudantis normalmente, e em outro turno, também nas escolas, participam, gratuitamente, de cursos de capacitação, promovidos pelo programa. A expectativa é oportunizar trabalho, renda e aprendizagem a mais de mil jovens este ano.
Assessoria de Imprensa/MTE
acs@mte.gov.br 2031.6537