Mais 330 alunos beneficiários do Bolsa Família receberam certificados de qualificação profissional no setor da Construção Civil. Convênio com o municipio prevê a capacitação total de 1.400 trabalhadores
Foto: Divulgação /
Ministro Lupi apresenta um
dos 330 formandos
Brasília, 26/03/2010 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participou nesta sexta-feira, em São João do Miriti (RJ), da formatura de 330 alunos do programa Próximo Passo, voltado para beneficiários do Bolsa Familia. Os alunos que receberam o certificado de conclusão de curso foram capacitados para atender à demanda de mão-de-obra do setor da Construção Civil. O convênio com o municipio prevê a capacitação total de 1.400 trabalhadores.
Antes de entregar os diplomas, o ministro pediu ao prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos, que tente mobilizar os empresários do município a priorizar a contratação dos alunos.
"Muitos participantes ainda não têm experiência na área da construção, por exemplo, mas ter concluído este curso já é uma grande vitória e um diferencial para o mercado de trabalho. Peço aos empresários que ajudem, pois o envolvimento do setor privado é decisivo para que esse curso seja um sucesso completo", afirmou.
O prefeito meritiense destacou o momento de renovação do setor hoteleiro da região, que espera receber muitos turistas durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
"Estamos inaugurando um novo centro de convenções e a demanda neste segmento tende a aumentar e a criar centenas de oportunidades de trabalho", disse Matos, lembrando ainda que o município deve receber novos investimentos do Governo Federal na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).
Próximo Passo - O programa é realizado pelos ministérios do Trabalho e Emprego (MTE), Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Turismo (MTur), sob coordenação da Casa Civil da Presidência de República, e em parceria com os governos estaduais e municipais, empresários e trabalhadores.
A finalidade é preparar os beneficiários do Bolsa Familia para o mercado de trabalho ou para atividades geradoras de renda no setor. Podem participar dos cursos pessoas com 18 anos ou mais pertencentes a famílias beneficiárias do Bolsa-Família e que tenham concluído, no mínimo, a 4ª série do ensino fundamental.
Inscrições - Para se inscrever no Próximo Passo, é preciso ir a uma agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine), levando a carteira de identidade, Número de Identificação Social ou o PIS, e Carteira de Trabalho e Previdência Social. Quem não tem Carteira de Trabalho deve levar um documento de identidade (RG ou Certidão de Nascimento) e uma foto 3x4 para fazê-la na hora. Depois da inscrição é só aguardar a convocação para os cursos.
Os cursos para Construção Civil do Próximo Passo atendem famílias nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Belém (PA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Distrito Federal, São Paulo (SP), Campinas (SP), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Também são oferecidos cursos nas cidades de Vitória (ES), Goiânia (GO), Palmas (TO), São Luís (MA), Aracaju (SE), Maceió (AL) e Campo Grande (MS), totalizando 249 Municípios. Já a área de turismo é voltada aos beneficiários das capitais.
Caged - A Construção Civil está entre os três setores que mais geraram empregos em todo o pais nos dois primeiros meses do ano. Foram 89.065 trabalhadores a mais com a carteira assinada entre janeiro e fevereiro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em fevereiro, o setor teve considerável participação na geração de emprego no Rio de Janeiro: dos 8.298 empregos, a Construção Civil contribuiu com 2.026 postos.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/6981 - acs@mte.gov.br