Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Qualificação em agroextrativismo será debatida em audiência pública

Objetivo é levantar as necessidades de formação profissional para o segmento e definir metas. Demanda foi encaminhada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás, tendo como motivo a ferrovia Norte-Sul

Brasília, 29/08/2008 - A fim de debater propostas de capacitação profissional para o segmento de agroextrativismo, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realiza, na próxima segunda-feira (1º), audiência pública com entidades do setor. Na ocasião, será formada uma Comissão de Concertação tripartite que será a responsável por elaborar o projeto. O evento será realizado no auditório do MTE, a partir das 10h, em Brasília.  

As audiências públicas acontecem toda vez que é diagnosticada a necessidade de qualificação em algum setor ou atividade da economia. No caso da audiência do agroextrativismo, a necessidade de mão-de-obra qualificada foi encaminhada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás, tendo como motivo principal alguns trechos da ferrovia Norte-Sul, incluídos nas obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). 

A definição das metas, ou seja, o número de trabalhadores a serem capacitados, será discutida durante audiência.

Capacitação - O Ministério do Trabalho e Emprego tem como prioridade aumentar os cursos de formação profissional por conta das várias demandas concretas de emprego em regiões onde há processos de desenvolvimento mais intenso, mas falta mão de obra preparada para suprir as vagas. Nesta semana, outra audiência pública foi realizada para discutir a qualificação no segmento da tecnologia da informação.

Desta forma, espera-se aumentar o número de trabalhadores qualificados para que tenham condições de entrar no mercado de trabalho ou se readequarem ao que demanda os vários setores da economia brasileira.

Mais de 28.174 cursos já foram realizados pelo Plano Nacional de Qualificação (PNQ), atendendo um contingente acima de  627 mil trabalhadores. O PNQ engloba convênios firmados com estados e municípios para execução de Planos Territoriais de Qualificação (Planteq), além de convênios firmados com entidades sem fins lucrativos para execução de Planos Setoriais de Qualificação (Planseq) para os setores de transporte e logística, metalurgia, comércio, aeronáutico, tecnologia da informação, construção civil pesada, sucroalcooleiro, microcrédito, petróleo e gás, naval e têxtil entre outros.

 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203/6537 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas