Ao participarem de um processo seletivo para uma rede de lojas no estado, 30 alunos do Consórcio Social "Juventude em Ação" foram escolhidos. Motivo alegado pelos psicólogos da empresa teve como base a "postura e as atitudes apresentadas pelos alunos"
Brasília, 26/06/2008 - No Município de Lages (SC), alunos do Consórcio Social "Juventude em Ação" participaram de um processo seletivo para uma grande rede de lojas do estado. Eles concorreram com centenas de candidatos, todos com escolaridade mínima de Ensino Médio e muitos já com experiência. Mesmo estando na metade do treinamento, dos 40 selecionados, 30 são alunos do Consórcio. Segundo a equipe de coordenação do Consórcio, o motivo alegado pelos psicólogos da empresa foi a "postura e as atitudes apresentadas pelos alunos".
Em Santa Catarina, o Consórcio Social da Juventude está capacitando 4 mil estudantes de baixa renda de vários municípios, com a meta de conseguir uma oportunidade de emprego, ao término do curso, para 1.200 formandos, no mínimo.
Com o lema "Onde há uma Vontade há um Caminho", o programa conta com três Centros da Juventude, instalados nas cidades de Criciúma, Chapecó e São Francisco do Sul. A Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Tijucas e Itajaí (ADRVALE) - entidade coordenadora do programa e parceira do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na qualificação -, deu inicio às atividades em fevereiro, com uma apresentação do programa nas prefeituras e secretarias de área social; entidades empresariais e de trabalhadores; entidades sociais e de capacitação profissional, para buscar parceiros e melhores alternativas de execução e resultados.
Boa parte do programa já está implementado, ou seja, formando jovens por meio das oficinas profissionalizantes e de formação humana. Na região Sul do estado, e com sede em Criciúma, o Consórcio está atendendo 1.400 jovens. Somente em Criciúma, são 300 jovens distribuídos em 12 turmas com 25 alunos. Eles estão aprendendo atividades relacionadas às ocupações de administração e secretariado, informática e telemarketing, panificação e confeitaria, eletricista, soldador e mecânica automotiva. Também em Criciúma, 180 alunos estão sendo capacitados nas ocupações de informática, costura industrial, operador de óptica e secretariado.
Em Cocal do Sul, foi assinado contrato com um instituto para a capacitação de 150 jovens, nas ocupações de costura industrial, letricista industrial e comércio e vendas. A programação será iniciada na primeira semana de julho.
Já na região oeste do estado, o consórcio disponibilizou 1.300 vagas em cursos como vendas, atendimento ao público, hotelaria e turismo e auxiliar de produção. No Extremo Oeste, serão capacitados 300 jovens. Os cursos serão iniciados na primeira semana de julho. Nos demais municípios de região oeste, 350 jovens receberão formação em ocupações como secretariado e embelezamento.
Na região norte, foram firmadas parcerias com várias entidades para a capacitação de 1.300 jovens. A programação já foi iniciada nos Municípios de Ibirama (50 alunos), Witmarsun (25), Indaial (75), Lages (100), Brusque (25), São Francisco do Sul (200), Itajaí (320), Tijucas (150), Araquari (100) e Bombinhas (100).
Destaques - No Município de Tijucas, os alunos do Curso de Mosaico farão a parte prática e o trabalho voluntário em praças públicas construindo mosaicos sobre a Cultura Açoreana. Nos Municípios de Ibirama e Indaial, 25% dos alunos conseguiram emprego, em função do curso, antes mesmo de completar 60% da carga horária.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6981/3317-6537 - acs@mte.gov.br