Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Qualificação profissional em Goiás chega a 8,3 mil pessoas

Programas de capacitação de trabalhadores são vontados às áreas de Construção Civil, Transporte, Comércio e Serviços

Brasília, 26/03/2010 - Por seu empenho na promoção do desenvolvimento do país através da qualificação de profissionais para o mercado de trabalho, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, recebeu elogios de diversas autoridades públicas e representantes de entidades de qualificação do estado de Goiás. Nesta quinta-feira (25), o ministro participou do lançamento de programas de capacitação profissional para cerca de 8,3 mil pessoas no estado.

Presente à solenidade, o governador Alcides Rodrigues destacou que o ministro Carlos Lupi tem sido "verdadeiro parceiro de Goiás", no sentido de investir em um setor que fortalece a capacidade de crescimento social e econômico do estado: a qualificação. Durante o evento, representantes de entidades que realizam cursos de qualificação com apoio do Ministério do Trabalho e Emprego homenagearam o ministro com presentes representando alimentos típicos e o cerrado goiano.

Lupi destacou que o Brasil tem vivido grandes mudanças para melhor. Ele lembrou manifestações de trabalhadores que há alguns anos protestavam contra juros que eram cobrados pelo Fundo Monetário Internacional. "Hoje nós é que emprestamos dinheiro ao FMI", falou. Outro fato comentado foi a recente crise financeira internacional, que provocou demissões em número elevado nos países desenvolvidos, "mas que não prejudicou tanto o Brasil", observou Lupi, que ainda ressaltou que "a geração de empregos tem superado as expectativas em nosso país".

O ministro chamou a atenção das autoridades presentes, responsáveis pelo desenvolvimento dos cursos de qualificação no estado, para o grande desafio dos programas: "colocar no mercado os jovens que recebem as aulas". O mesmo apelo dirigiu aos empresários goianos para que "dêem oportunidades aos educandos" e, lembrando sua origem humilde, Lupi destacou a importância do esforço e da seriedade no trabalho: "Quem trabalha vence, sim. É questão de tempo", arrematou.

O ministro aproveitou a ocasião para anunciar a capacitação de cerca de 8,3 mil pessoas em cursos nas áreas de vestuário, postos de combustível, motofretistas, mototaxistas, construção civil, comércio e serviços e outros no estado goiano. No mesmo evento foram entregues 8.983 certificados de cursos concluídos no ano passado.

Planseq - Os cursos anunciados serão realizados com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), com contrapartida dos conveniados, e desenvolvidos através do Programa Setorial de Qualificação (PlanSeQ) e Programa Territorial de Qualificação (PlanTeQ) em 20 municípios, além das cidades que compõem a Região Metropolitana de Goiânia. O público prioritário é a população de baixa renda, beneficiários do Bolsa-Família e afrodescendentes.

As aulas serão executadas sob responsabilidade da Secretaria de Cidadania e Trabalho do Estado de Goiás, Fundação Pro-Cerrado, Sindicato dos Trabalhadores Condutores de Veículos de Duas Rodas, Associação Goiana de Atualização e Realização do Cidadão e prefeituras, sob acompanhamento da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás.

Ascom SRTE/GO






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas