Líder na lista de geração de empregos, estado foi impulsionado pelos setores de Serviços, Agricultura e Indústria de Transformação. Minas Gerais pula para o segundo lugar na geração de empregos do país
Brasilia, 19/05/2009 - São Paulo correspondeu pelo maior número de empregos criados com registro em carteira no mês de abril: foram mais de 72 mil postos impulsionados pela expansão de setores como de Serviços, Agricultura e Indústria da Transformação. O resultado é mais do que o dobro das vagas abertas em março, ocasião em que o estado passou a liderar, pela primeira vez no ano, o primeiro lugar na lista de criação de empregos.
Confira a lista completa, com o saldo de cada Estado.
Somente o setor de Serviços contribuiu com a abertura de 25.156 postos; Agricultura, com 19.887 vagas; e a Indústria de Transformação, com 15.659 postos.
O ranking da geração de empregos é divulgado mensalmente pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A lista com as 27 unidades da federação mostra alterações no ranking de abril, exceto por São Paulo, que permaneceu no topo; Rio de Janeiro, 5º lugar; Bahia, 8º lugar; Rondônia, 11ª posição; Tocantins, 13ª e Mato Grosso, no 20º.
Com saldo de 15.602 empregos, Minas Gerais garantiu uma posição a mais e passou para o segundo lugar da lista. Na seqüência está Goiás, com o terceiro posto e 14.662 vagas abertas. No mês anterior, ocupava a quarta posição da lista.
No sobe e desce dos estados, destaque para os que alcançaram mais posições nesse período. É o caso do Espírito Santo, que passou do 12º lugar para a 7ª posição ao gerar 4.749 empregos no mês. Santa Catarina, por sua vez, saiu da 18ª posição em março para ocupar o 12º lugar em abril, com saldo de 836 empregos.
Na contramão dos que alcançaram posições estão os estados do Rio Grande do Sul, que caiu da 6ª posição em março para a 10ª em abril; Mato Grosso do Sul, passando da 7ª para a 16ª e Maranhão, que desceu para a 22ª posição, sendo que em março, ocupava o 19º lugar.
Na geração de empregos de abril, houve inversão de lugares entre os dois últimos estados do ranking: Pernambuco passou para 26ª posição e Alagoas, para a 27ª. Em março, Pernambuco ocupava o 27º e Alagoas, o 26º.
"Dezoito estados apresentaram saldo positivo e nove negativo. Penso que no mês de abril consolido a previsão de que o Brasil vai viver um gráfico inverso do que aconteceu em outros períodos. Vamos ter um acúmulo de dados positivos", disse o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, durante divulgação do Caged. "Minha previsão é que sejam criados mais de um milhão de empregos este ano".
Caged - o Caged foi divulgado nesta segunda-feira pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. Segundo levantamento feito com empresas, foram criados em todo o país 106.205 novos postos trabalho em abril. O resultado do quarto mês do ano representou crescimento de 0,33% em relação ao estoque de março, sendo o melhor resultado mensal de 2009 e o terceiro mês consecutivo de expansão na empregabilidade formal.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br