Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada possibilitará que trabalhadores com aprendizagem não formal sejam reconhecidos como profissionais em suas ocupações
Brasília, 11/05/2010 - A Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada - Certific, é tema de audiência pública na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (11). A rede é uma política pública de inclusão social de parceria entre os Ministérios do Trabalho e Emprego e da Educação.
Lançada há poucos dias, a rede está institucionalizada e aguarda apenas definições operacionais para entrar em execução. A Certific atenderá a trabalhadores jovens e adultos que buscam o reconhecimento e certificação de saberes adquiridos em processos formais e não formais de ensino/aprendizagem e formação inicial e continuada.
O trabalhador interessado em ter seus saberes profissionais reconhecidos formalmente deverá identificar o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia ou a "instituição creditada" mais próxima de sua casa, que oferte o Programa Certific e que contemple o setor de atuação profissional.
O trabalhador deverá inscrever-se, mediante edital público, para participar do processo de reconhecimento de saberes e, se necessário for, de complementação de formação profissional através de Cursos de Formação Inicial e Continuada. O trabalhador será avaliado e informado se contemplou todos os quesitos previstos na ocupação para a qual se inscreveu. Ao final, se aprovado, o trabalhador terá sua Certificação Profissional.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/6981 - acs@mte.gov.br