Auditores analisaram novos dados sobre acidentes de trabalho
Piauí, 21/08/2009 - O Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) promoveu esta semana, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Piauí (SRTE/PI), reunião técnica do Sistema de Referência em Análise e Prevenção de Acidentes de Trabalho - Projeto SIRENA. O evento contou com a participação de auditores fiscais das superintendências do Piauí, Tocantins e Pernambuco.
O curso foi ministrado pelos auditores fiscais Hélio Martins e Mauro Cury. "Nosso objetivo é atualizar marcos conceituais, aproveitar bastante a experiência regional e trazer uma espécie de sistematização do nosso discurso no país como um todo, para tentar unificar essa experiência", declarou Martins.
Os palestrantes focaram a análise em acidentes graves e fatais para proporcionar aos participantes uma visão preventiva já que, segundo eles, os acidentes de trabalho são fenômenos socialmente determinados, sendo a maioria previsíveis. "Analisando os acidentes, poderemos traçar estratégias eficazes. Nosso interesse é diminuir o número de ocorrências", completou.
Projeto Sirena - Por meio de convênio firmado com o Ministério da Previdência Social (MPS) o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) recebe a cada dois meses os dados relativos a todos os acidentes de trabalho notificados no país. Estes dados permitem a intensificação das análises das ocorrências, a fim de que os fatores relacionados a acidentes sejam eliminados. Os relatórios são encaminhados ao INSS, que através de sua Procuradoria ingressa com ações judiciais regressivas contra as empresas cujas culpas tenham sido evidenciadas, de modo a recuperar para os cofres públicos todas as despesas com benefícios previdenciários a acidentados ou a seus familiares.
Assessoria de Imprensa SRTE/PI