Rio Grande do Sul, 15/07/2009 - Nesta sexta-feira (17) a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul (SRTE/RS) promove o seminário "Aprendizagem na Agenda do Trabalho Decente para a Juventude - OIT". O evento é uma iniciativa da Regional em parceria com o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente/RS.
O objetivo da atividade é promover um amplo debate sobre o tema e as várias formas de inserção do jovem no mundo do Trabalho Decente. De acordo com o relatório "Trabalho Decente e Juventude no Brasil", divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), 67,5% dos jovens entre 15 e 24 anos estavam desempregados ou na informalidade em 2006. Os dados apontam, ainda, que entre as mulheres jovens o índice se eleva para 70,1%; enquanto que nos homens jovens, o índice se reduz para 65,1%.
Porém, ao se considerar o critério étnico racial, o índice de desemprego juvenil se eleva para 74,7%, comparados com 59,6% para os jovens brancos. A conclusão a que se chega é que a formação dos adolescentes e a sua preparação para inserção no mundo do Trabalho protegido, decente e sustentável, eliminadas as desigualdades e discriminações, deve ser uma política pública segurada por toda a rede de Proteção Social.
O seminário será das 8h30m às 12h30m, no auditório da Superintendência, que fica na Avenida Mauá, 1.013/ 10º andar, em Porto Alegre. Entre os participantes, o Coordenador Nacional do Programa para Eliminação do Trabalho Infantil OIT/IPEC, Renato Mendes. A participação é gratuita e não é preciso se inscrever.
Assessoria de Imprensa SRTE/RS