Duzentos autos de infração foram lavrados durante ação fiscal que alcançou 3 mil trabalhadores
São Paulo, 21/07/2009 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo (SRTE/SP), através da Gerência Regional do Trabalho em Ribeirão Preto, realizou na última semana uma megaoperação em 40 indústrias do ramo de Metalurgia e Caldeiraria nas cidades de Batatais, Pontal e Sertãozinho. A fiscalização alcançou cerca de 3 mil trabalhadores.
A ação, que aconteceu entre os dias 13 e 17 de julho, faz parte do Programa Estadual da Indústria Metalúrgica e teve como principal objetivo verificar o cumprimento das normas de segurança para os trabalhadores em máquinas usadas no setor. De acordo com a equipe de auditores fiscais do MTE, 656 aparelhos, entre máquinas, equipamentos e ferramentas, foram interditados por não oferecem as mínimas condições de segurança.
Além disso, foram encontradas irregularidades como a falta de registro dos funcionários, não recolhimento de FGTS, jornada excessiva de trabalho e não pagamento de salário. Ao todo, foram lavrados 200 autos de infração. Deste total, 163 se referem à falta de segurança nas máquinas para os trabalhadores e 37 pelo não cumprimento da legislação.
Assessoria de Imprensa SRTE/SP