Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Resgatados 58 trabalhadores de colheita de café

Ação da Superintendência de Minas Gerais encontrou grupo em condição degradante, sem registro em carteira, sem água e sem Equipamentos de Proteção Individual

Belo Horizonte 27/08/08 - Mais uma ação fiscal do Grupo Integrado de Apoio ao Trabalhador (GIAT) da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais  resultou no resgate de  58 trabalhadores que encontravam-se em situação degradante em fazenda de café em Cachoeira do Bom Jardim, localizada na Zona Rural de Patrocínio, região do Alto Paranaíba. A fiscalização alcançou 66 trabalhadores; 45 sem registro de trabalho. Entre eles, havia dois menores de 18 anos.

A operação foi motivada por  denúncia que partiu de um dos trabalhadores da fazenda à Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Uberlândia. De acordo com a denúncia, 25 trabalhadores aliciados por "gatos" laboravam na colheita do café e estariam sem alojamento e sofrendo descontos indevidos a título de alimentação, bem como dificuldades para sair da fazenda.

Uma das integrantes da equipe de fiscalização, a auditora fiscal, Carolina Pereira Lyon, aponta diversas  irregularidades referentes ao quesito segurança e sáude do trabalhador, tais como admissão de empregado sem o respectivo registro em livro, ficha ou sistema eletrônico competente; falta de água potável e fresca em quantidade suficiente nos locais de trabalho; não havia abrigos nas frentes de trabalho para o horário das refeições; nem fornecimento gratuito dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Em face das irregularidades encontradas, foram promovidas 58 rescisões contratuais e foi pago o montante de R$ 67,48 mil em indenizações aos trabalhadores. A Superintendência  expediu 14 autos de infração, além de interditar o alojamento.  Os auditores emitiram quatro Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e proveram a expedição de 58 requerimentos de seguro-desemprego para Trabalhador Resgatado.            

A equipe contou com a participação dos  auditores fiscais das Gerências Regionais do Trabalho e Emprego de Patos de Minas e Uberlândia  e apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente e do Ministério Público do Trabalho da 3ª região.

 

Assessoria de Imprensa SRTE/MG






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas