Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Resolução amplia convênios de qualificação para cidades com mais de 200 mil habitantes

Municípios podem firmar parcerias com MTE para ações de intermediação de mão-de-obra, qualificação profissional e fomento a atividades autônomas

Brasília, 04/12/2007 - Municípios com mais de 200 mil habitantes poderão celebrar convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para execução das ações do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, no âmbito do Sistema Nacional de Empregos (Sine). A resolução n° 560, do Conselho do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), foi publicada na edição desta terça-feira (4) do Diário Oficial da União (DOU).

A medida amplia a margem de regiões a serem atendidas, já que os convênios eram celebrados, anteriormente, com estados e municípios acima de 300 mil habitantes. As ações que integram o Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda referentes à resolução são: habilitação ao seguro-desemprego, intermediação de mão-de-obra, qualificação social e profissional, pesquisa e informações do trabalho, fomento a atividades autônomas e empreendedoras, além de outras funções definidas pelo Codefat que visam à inserção de trabalhadores no mercado de trabalho.

Também ficou estabelecido que, para municípios com mais de 50 mil habitantes, o MTE disponibilizará o Sistema Integrado de Gestão das Ações de Emprego (Sigae). O sistema eletrônico permite que os gestores tenham acesso a dados do sistema público de emprego, como seguro-desemprego e intermediação de mão-de-obra.

A reunião do Conselho que aprovou a resolução que amplia os convênios de qualificação para municípios com mais de 200 mil habitantes foi realizada no último dia 28, na sede do Ministério do Trabalho e Emprego.

Emprego - A inserção de trabalhadores no mercado de trabalho é o principal foco das políticas públicas do MTE. As ações de intermediação de mão-de-obra e de qualificação social e profissional têm como público-alvo trabalhadores habilitados ao seguro-desemprego, aprendizes, internos e egressos do sistema penal, trabalhadores oriundos da economia solidária, trabalhadores resgatados da condição análoga à de escravo e pessoas portadoras de deficiência, entre outros.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203/ 6540 acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas