Santa Casa pede novo prazo para quitar salários
Brasília, 25/02/2014 - Com os salários do mês de novembro e o décimo terceiro em atraso desde o final do ano passado, médicos e enfermeiros da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo participaram nesta quarta-feira (25) de uma nova mesa redonda coordenada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE-SP) com o objetivo de encontrar uma solução para os salários em atraso e tentar evitar uma possível greve e a retomada das demissões na Santa Casa.
Segundo o superintendente Luiz Antonio Medeiros, os esforços estão sendo conjuntos e até agora os resultados foram positivos. “As demissões estão interrompidas e a Santa Casa está conseguindo preservar o atendimento à população, o que é muito importante num momento de crise. Pediram um novo prazo para resolver a questão salarial e os sindicatos aceitaram esperar”, explicou Medeiros.
Uma das mais antigas e tradicionais instituições públicas de saúde do Brasil, a Santa Casa de Misericórdia afirma estar tentando empréstimos bancários e a venda de imóveis para quitar dívidas e manter as portas abertas. Em função dos atrasos salariais, 200 enfermeiros já pediram demissão da instituição.
“Os médicos estão colaborando até agora para que o atendimento não seja comprometido. Mas não podemos assegurar que não haja greve caso persistam os atrasos”, disse Eder Gatti, presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp).
Os médicos da Santa Casa realizam uma assembleia nesta sexta-feira (27) às 10 horas da manhã para avaliar o novo prazo pedido pela Santa Casa. Também no dia 27, às 11 horas da manhã, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo realiza uma assembleia dentro da Santa Casa para debater a proposta da instituição.
Na mesa redonda os representantes da Santa Casa pediram um novo prazo até o próximo dia 18 de março para quitar os salários em atraso e, nesta data, uma nova reunião está marcada para acontecer na sede da SRTE-SP com a presença dos sindicatos e dos representantes da instituição.
Assessora de Imprensa /MTE
Com informações da SRTE/SP