Posto oferecerá serviços trabalhistas como emissão da carteira de trabalho, inscrição no seguro-desemprego e ofertas de emprego nas empresas da região
Foto: Divulgação/MTE
Ministro Lupi com autoridades, na Casa do Trabalhador de São Carlos
Brasília, 20/10/2010 - Começou a funcionar nesta quarta-feira (20) a nova agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em São Carlos (SP), município de 220 mil habitantes localizado no Vale do Ribeira. Representando um investimento de R$ 2,1 milhões do Governo Federal, a "Casa do Trabalhador", como foi batizado o posto pela Prefeitura local, terá administração municipal e oferecerá serviços trabalhistas como emissão da carteira de trabalho, inscrição no seguro-desemprego e ofertas de emprego nas empresas da região.
O centro foi simbolicamente inaugurado pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e o prefeito Oswaldo Barba, na última segunda-feira (18), quando a agência recebia os últimos retoques para o atendimento ao público. Em seu discurso, o ministro defendeu a progressiva municipalização dos serviços do Sine. "A prefeitura é o ente público mais próximo do cidadão, que melhor entende a economia local", afirmou.
Na avaliação de Lupi, um das maiores legados do Governo Lula foi ter revertido o índice de geração de emprego entre as capitais industrializadas e as cidades do interior, que hoje crescem relativamente mais rápido, oferecendo mais empregos.
"Esse fenômeno terá profunda repercussão social nos próximos anos, pois o homem é mais feliz quando está em sua terra natal, junto de sua família", disse Lupi. "O desenvolvimento de regiões como o Norte e o Nordeste está aos poucos estancando o êxodo rural, o que irá aliviar as grandes metrópoles e equilibrar o desenvolvimento econômico do país".
O prefeito Barba destacou que a nova agência vai beneficiar diretamente os 21 municípios da região e lembrou que o município investiu R$ 130 mil em obras de adaptação do prédio como contrapartida. Ele também agradeceu ao ministro pela execução do programa ProJovem Trabalhador, ação do Governo Federal que está qualificando 1.100 jovens de 18 a 29 para o mercado de trabalho da cidade.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br