Em 150 estandes serão expostos produtos de artesãos, agricultores, camponeses e demais trabalhadores paranaenses
Brasília, 12/12/2007 - De 14 a 16 de dezembro, São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (PR), sedia a 3ª Feira de Economia Solidária do Paraná. Participam artesãos, agricultores, camponeses e demais trabalhadores paranaenses envolvidos com a Economia Solidária. Os produtos serão expostos em, aproximadamente, 150 estandes. O evento acontecerá na Praça do Verbo Divino, das 10h às 20h.
A Economia Solidária é resultado da organização de trabalhadores que buscam novas formas de renda a partir de princípios de cooperação, solidariedade, igualdade, desenvolvimento humano e responsabilidade social. Os empreendimentos solidários se organizam em cooperativas, associações e redes de cooperação, desenvolvendo atividades de bens e serviços, finanças solidárias, troca, comércio justo e consumo solidário.
Parceria - Nesta terça-feira (11), a DRT/PR firmou um termo de parceria com a prefeitura de São José dos Pinhais para a realização da feira.
Caberá à DRT/PR o apoio técnico e logístico, além do acompanhamento da execução financeira. O termo de parceria também foi assinado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP), Fórum Paranaense de Economia Solidária, Itaipu Binacional e a prefeitura de São José dos Pinhais.
A Delegacia Regional representa a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) no estado. Ela atende ao Sistema Público de Emprego e implementa políticas sociais. "Fica sob responsabilidade da DRT/PR os mapeamentos, o acompanhamento de convênios e contratos celebrados pelo Ministério do Trabalho e Emprego", afirma a gestora estadual de Economia Solidária no Paraná, Leila Raboni .
Cenário - De acordo com o Atlas de Economia Solidária 2006/2007, lançado em 31 de outubro, houve um aumento de 158 negócios no Paraná. O estado possui 808 empreendimentos, 69 entidades de apoio e fomento espalhados por 142 municípios e 40 mil trabalhadores envolvidos com a Economia Solidária.
O mercado local comunitário é o principal ponto de comercialização do material produzido por 471 negócios. Do total de empreendimentos existentes no Paraná, 223 são constituídos apenas por mulheres, 51 por homens e os demais são mistos (homens e mulheres). As atividades em que as mulheres mais se inserem são confecção e alimentação.
Assessoria de Imprensa da DRT/PR