Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

São José dos Pinhais (PR) recebe 3º Feira de Economia Solidária

Paraná conta com 808 empreendimentos solidários, que mobilizam 40 mil trabalhadores de 142 municípios

Brasília, 12/12/2007 - De 14 a 16 de dezembro, São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (PR), sedia a 3ª Feira de Economia Solidária do Paraná. Participam artesãos, agricultores, camponeses e demais trabalhadores paranaenses envolvidos com a Economia Solidária. Os produtos serão expostos em, aproximadamente, 150 estandes. O evento acontecerá na Praça do Verbo Divino, das 10h às 20h.

A Economia Solidária é resultado da organização de trabalhadores que buscam novas formas de renda a partir de princípios de cooperação, solidariedade, igualdade, desenvolvimento humano e responsabilidade social. Os empreendimentos solidários se organizam em cooperativas, associações e redes de cooperação, desenvolvendo atividades de bens e serviços, finanças solidárias, troca, comércio justo e consumo solidário.

Parceria - Nesta terça-feira (11), a DRT/PR firmou um termo de parceria com a prefeitura de São José dos Pinhais para a realização da feira.

Caberá à DRT/PR o apoio técnico e logístico, além do acompanhamento da execução financeira. O termo de parceria também foi assinado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP), Fórum Paranaense de Economia Solidária, Itaipu Binacional e a prefeitura de São José dos Pinhais.

A Delegacia Regional representa a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) no estado. Ela atende ao Sistema Público de Emprego e implementa políticas sociais. "Fica sob responsabilidade da DRT/PR os mapeamentos, o acompanhamento de convênios e contratos celebrados pelo Ministério do Trabalho e Emprego", afirma a gestora estadual de Economia Solidária no Paraná, Leila Raboni .

Cenário - De acordo com o Atlas de Economia Solidária 2006/2007, lançado em 31 de outubro, houve um aumento de 158 negócios no Paraná. O estado possui 808 empreendimentos, 69 entidades de apoio e fomento espalhadas por 142 municípios e 40 mil trabalhadores envolvidos com a Economia Solidária.

O mercado local comunitário é o principal ponto de comercialização do material produzido por 471 negócios.  Do total de empreendimentos existentes no Paraná, 223 são constituídos apenas por mulheres, 51 por homens e os demais são mistos (homens e mulheres). As atividades em que as mulheres mais se inserem são confecção e alimentação.

 

Assessoria de Imprensa do MTE
Com informações da DRT/PR

(61) 3317 6879 / 6540 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas