Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

São Paulo é o estado que mais gerou empregos em 2008

Os 64.065 postos criados no mês de julho foram fundamentais para garantir ao estado o recorde da série histórica do Caged na geração de empregos no período correspondente aos sete primeiros meses do ano

Brasília, 19/08/2008 - No ano em que o Brasil bateu recorde de geração de empregos no mês de julho - segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego - São Paulo não desapontou e, com 64.065 empregos celetistas, figura no topo como o estado que mais criou vagas no país. Números que refletem uma expansão de 0,63% em relação ao estoque de assalariados do mês anterior.

Dentre os setores de atividade econômica que contribuíram para o elevado número de vagas celetistas no mês de julho, destaca-se o de Serviços, que, sozinho, foi responsável pela contratação de quase 20 mil trabalhadores com carteira assinada. A Agropecuária também teve participação importante, visto que os 13.659 postos gerados representaram um crescimento de 2,84% em relação ao mês de junho. Vale lembrar que o Comércio e a Indústria de Transformação participaram com saldo de 11.151 e 10.262, respectivamente.

Outro ponto que merece ênfase refere-se ao número de postos registrados na Grande São Paulo. Com 31.392 vagas geradas, a área apresentou um crescimento de 0,59% sobre o mês de junho e garantiu o melhor resultado absoluto e relativo de toda a série histórica do Caged, em relação ao mesmo período de outros anos. Já o interior seguiu a tendência nacional e registrou mais contratações que a área metropolitana. Ao todo foram 32.673 postos - 4.899 a mais que o mesmo período do ano anterior -, impulsionados principalmente pela sazonalidade dos ciclos agrícolas.

"O crescimento recorde do emprego formal em São Paulo apresentado pelo Caged mostra que governo, empresas e sindicatos estão empenhados em aproveitar as oportunidades para ajudar e crescer junto com o Brasil. O estado que responde por mais de 40% do PIB brasileiro está cumprindo seu papel, capitaneando também o desenvolvimento e a geração de empregos. Seguindo as orientações do ministro Carlos Lupi, a Superintendência de São Paulo tem realizado diversas ações e programas coletivos, procurando ajudar as empresas a cumprirem a legislação. E tenho certeza de que estas ações têm contribuído para os sucessivos recordes de geração de empregos com carteira de trabalho assinada que o estado vem observando", comentou a superintendente do Trabalho e Emprego de São Paulo, Lucíola Jaime. 

Acumulado janeiro a julho de 2008 - Mais uma vez São Paulo foi recorde na série histórica do Caged, tanto em termos absolutos quanto relativos. Desta vez a conquista se deu pela geração de 641.810 postos durante os primeiros sete meses deste ano. O crescimento de 6,67%, em relação ao estoque do mês de dezembro, foi fundamental para garantir, inclusive, o melhor desempenho absoluto dentre as unidades da federação, da região sudeste e do país.

Aumento considerado no número de vagas, uma vez que de janeiro a julho do ano passado o estado havia criado 545.582 postos (+6,06% em relação ao estoque de dezembro de 2006).

Importante destacar que na comparação individual entre os meses de julho de 2007 e de 2008, este ano se sobressaiu com a geração de 4.658 a mais que no mesmo período do ano passado.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br 






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas