Durante o evento, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego lançará projeto de conscientização que visa reduzir os índices de acidentes de trabalho registrados no estado
Curitiba, 22/08/2008 - Será realizada na próxima segunda-feira (25), na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná (SRTE/PR), reunião preparatória para o lançamento do "Programa de Boas Práticas e Saúde no Trabalho". O encontro, que vai aprovar o regimento interno do projeto, reunirá a Comissão Tripartite na Seção de Relações do Trabalho a partir das 9h30 na sede da SRTE.
"Após a aprovação do regimento, a Superintendência enviará um comunicado sobre o programa às entidades sindicais do Paraná, que ficarão responsáveis por divulgar entre as empresas da região", afirmou o superintendente do Trabalho e Emprego no Paraná, João Graça.
O lançamento oficial do programa está marcado para o dia 29 de setembro, quando será aberto o período de inscrições para as empresas interessadas em participar. "As empresas poderão se inscrever no programa e terão até abril de 2009 para comprovarem menores índices de ocorrências. Haverá uma seleção e, em 2010, faremos o reconhecimento oficial das empresas com os melhores resultados", relatou a chefe do Setor de Saúde e Segurança do Trabalho da SRTE/PR, Nancy Nacarato.
Como forma de incentivo, a SRTE irá certificar as empresas que estiverem de acordo com as normas de saúde e segurança do trabalho. Através do projeto, a SRTE tomará medidas de prevenção aos acidentes, assim como medidas de fiscalização que possam ser discutidas e trabalhadas em conjunto entre trabalhadores, empregadores e poder público. Além disso, o programa também vai estimular a criação e o aperfeiçoamento das atividades das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs). Segundo a chefe do SEGUR, o objetivo do projeto é estimular as atividades das empresas no que se refere à prevenção dos acidentes.
Prevenção acidentes - A criação do projeto foi proposta pelo superintendente do Trabalho no dia 28 de abril - Dia Internacional em Memória às Vitimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Relacionais ao Trabalho - durante o lançamento da campanha de prevenção e combate aos acidentes de trabalho. Segundo ele, o Estado não pode continuar perdendo tanta mão-de-obra devido ao descaso das empresas e, até mesmo, de alguns trabalhadores que temem denunciar.
"Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada ano ocorrem cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho - além dos aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais", afirma Graça.
O Paraná apresentou, em 2006, o 4º maior número de acidentes no trabalho, com 36.995 acidentes registrados. Destes, 30.768 foram acidentes típicos, 4.951 de trajeto e 1.276 doenças do trabalho. Ao todo, ocorreram 244 obitos enquanto no Brasil, no mesmo acidentes no Paraná através da conscientização", salienta o superintendente do Trabalho.
Assessoria de Imprensa da SRTE/PR