Em Seminário sobre o tema ele destaca mudanças nas relações trabalhistas ocorridas nos últimos 10 anos
Brasília, 13/09/2012 – Ao participar nesta quinta-feira (13) do seminário Igualdade de Oportunidades de Trabalho e Condições Especiais para as Mulheres no auditório do Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília, o secretário de Relações do Trabalho, Messias Melo, ressaltou as mudanças nas Políticas Públicas brasileiras sobre o tema ocorridas nos últimos 10 anos.
Melo enfatizou o fato do assunto ter sido trazido à pauta pelos governos Lula e Dilma. Para ele, tais assuntos, como a questão da equidade entre gênero no mundo do Trabalho, eram considerados irrelevantes . Para o Secretário, esse paradigma - que impossibilitou o enfrentamento de algumas desigualdades que ainda perduram - mudou. Para ele, o Estado precisa ter um papel ativo, no sentido de superar as dificuldades, principalmente quando se trata da questão da equidade entre gênero.
“Falar de Políticas Públicas para mulheres é criar as condições objetivas para que se tenha, de fato, uma sociedade de iguais entre gênero, com o Estado trabalhando para potencializar o espaço da mulher no mercado de trabalho, a partir do enfrentamento de raízes culturais e econômicas e sociais”, destacou Melo.
Participam também da mesa no Seminário a representante do Ministério do Trabalho da Espanha, Pilar Vázquez; da Secretaria de Estado da Mulher do Governo do Distrito Federal, Olgamir Amância; da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPM), Gláucia Fraccaro; e da Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Maria Luiza Costa.
Assessoria de Comunicação Social - MTE
(61) 2031-6537/2430 acs@mte.gov.br